UFC rende homenagens ao ex-estudante de Química, Bergson Gurjão

A Reitoria da Universidade Federal do Ceará, que já testemunhou tantos momentos históricos, ecoa, nesta tarde, os ecos do Araguaia. Os restos mortais de Bergson Gurjão aqui aportam para que se faça uma justa reverência a quem lutou, há mais de três décadas, nos rincões interioranos do país, perseguindo o ideal de liberdade, que se constitui em um dos mais fortes sentimentos do ser humano.

Bergson tombou nessa campanha. Seus ideais, porém, seguem firmes na comunidade universitária, de onde ele saiu para enfrentar as forças do obscurantismo, que então escravizavam a nação brasileira.

Hoje um herói da resistência, Bergson nasceu para a política no berço da Universidade. Essa intuição, reconhecidamente democrática, aberta a todas as tendências, fomentadora de todas as aspirações, nos tempos mais tenebrosos do regime de força se constituiu em bastião dos que não se acomodam. Mesmo transformada em mais uma vítima do tacão, era aqui que se refugiava a consciência libertária, era aqui que se alimentavam sonhos de um futuro melhor.

Foi nesse riquíssimo ambiente que Bergson Gurjão exercitou o ativismo político, realçando seu talento para a liderança. Cabe lembrar que, em muitos lugares e ocasiões diferentes, o movimento estudantil sempre desempenhou papel crucial, caminhando na vanguarda das lutas populares. Nos tempos do regime militar, não foi diferente. Grandes lideranças estudantis sobressaíram entre os que mais se bateram contra o arbítrio, assumindo mais tarde posições de destaque no cenário político.

O retorno ao Ceará dos restos mortais de Bergson enseja a abertura de um novo capítulo nessa história. É tempo de se reforçar, na Universidade, o debate em torno das grandes questões nacionais, para isso envolvendo-se, obrigatoriamente, o segmento estudantil. Nossa juventude não pode alienar-se nem esquecer o passado. Em tempos de democracia, como o que hoje vemos, há uma inevitável cobrança para que se reforce a vigilância – com responsabilidade, com respeito às regras di jogo democrático, mas com firmeza e perseverança.

A presença de Bergson Gurjão na Universidade Federal do Ceará, trazido por seus familiares, que durante tanto tempo amargaram a dor lancinante da saudade e da incerteza é como uma tocha que se acende. O painel que aqui se inaugura, e que ficará plantado no campus universitário, será o símbolo material de uma lembrança permanentemente renovada. É mais uma vinculação que se estabelece, Bergson e a UFC, e que se justifica por todos os aspectos. Afinal, foi nesta casa que o jovem guerreiro iniciou sua caminhada para entrar na história.

Universidade Federal do Ceará