Etapa baiana da Confecom será lançada nesta quinta-feira

O Governo da Bahia lança nesta quinta-feira (8/10) a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação Social (Confecom). O lançamento será às 8h, no Hotel Fiesta, em Salvador, com um café da manhã, seguido de coletiva de imprensa com representantes do Governo, da sociedade civil e dos empresários do setor. A conferência local segue os moldes da nacional que terá como tema “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.

A etapa Bahia da Confecom acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia, e vai eleger a delegação do estado para a 1ª Conferência Nacional, marcada para o período de 1º a 3 de dezembro, em Brasília. Serão eleitos 100 delegados – 20 do Poder Público, 40 da sociedade civil e 40 do empresariado.

A União Brasileira de Mulheres (UBM), representada pela secretária estadual de Comunicação do PCdoB, Julieta Palmeira, e a seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), através do secretário de Comunicação do Comitê de Salvador, Emanoel Souza, participam da Comissão Organizadora da etapa Bahia da Confecom, juntamente com outras entidades da sociedade civil, do Poder Público e do empresariado da comunicação.

A Bahia foi pioneira na convocação de uma Conferência Estadual de Comunicação Social, em 2008, única no país. Outra referência importante é a participação do setor empresarial local. Foi criada uma comissão tripartite com a função de discutir, sistematizar e realizar o evento estadual, seguindo o modelo federal da relação entre Poder Público, sociedade civil e empresários do setor.

Conferência Nacional

É a primeira vez que o Estado brasileiro convoca uma conferência para discutir o direito à comunicação. Pra se ter uma idéia, o setor da saúde pública já realizou 13 conferências nacionais, sendo a mais importante e mais antiga em termos de resoluções, proposições e efetivação de políticas públicas a da criação do SUS.

Até o momento, 13 estados convocaram suas etapas para eleger os delegados que discutirão, no Distrito Federal, os eixos temáticos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania: direitos e deveres. A etapa nacional contará com 1.539 delegados, sendo 20% representantes do Poder Público, 40% da sociedade civil e 40% dos empresários de comunicação.

De Salvador,
Eliane Costa, com informações da Agecom Bahia