Partido teve destaque na imprensa local

 Por causa da pretensão de lançar candidatura em eleição indireta o PCdoB ganhou importantes linhas na imprensa do Tocantins durante o feriado.

 PORTAL CLEBER TOLEDO – 05/10/2009

 
PCdoB retira candidatura, PSOL critica processo eleitoral e PSL decide ficar com Gaguim 
05/10/09 08h55 
Da Redação
 
O PCdoB e o PSOL decidiram não ter candidato a governador na eleição indireta de quinta-feira, 8. Os comunistas chegaram a indicar o professor universitário Élvio Quirino, mas reavaliaram o quadro e desistiram, afirmando que o formado do processo eleitoral "limitará os espaços de debates e propostas".
 
Já o PSOL abriu mão de lançar candidato com fortes críticas ao momento político do Estado. "Depois do afastamento do governador Marcelo Miranda por compra de votos e irregularidades no processo eleitoral de 2006, assistimos agora a efetivação de uma eleição que é um processo legal, mas imoral, já que apenas legitima o cargo de governador do ex-deputado Carlos Gaguim", afirmou o partido, em nota. 
 
Segundo o PSOl, "as denúncias de compra de votos, loteamento de cargos e negociatas maculam o pleito político, demonstrando que a democracia está sendo ferida neste processo, assim como foi no anterior".
 
PSL com Gaguim
O PSL decidiu apoiar o nome do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e de seu vice-governador Eduardo Machado (PDT) nesse processo de eleição indireta. Segundo assessoria de imprensa do partido, a decisão é resultado de uma reunião entre os membros do PSL sob o comando do presidente regional, Christian Zini Amorim, do vice-presidente Glebinho França e do secretário-geral, Silson Amorim.
 
També de acordo com a assessoria de imprensa, a legenda havia sido convidada para integrar um bloco alternativo ao de Gaguim, mas optou por não lançar candidatura e apoiar o nome do peemedebista. "Nós acreditamos que neste momento Gaguim é o melhor nome para assumir o governo do Estado e, por isso, queremos dar o suporte que ele necessita para governar", explicou Christian.
 
Confira a seguir a íntegra das notas do PcdoB e do PSOL:
 
Nota de Esclarecimento
 
O Diretório Estadual do PCdoB, eleito em 03 de outubro último, na sua exitosa Conferência, esclarece que, em função da forma e configuração do atual cenário político eleitoral das eleições indiretas no Tocantins, que notadamente limitará os espaços de debate de propostas e projetos, decidiu pela não apresentação de candidaturas ao referido pleito. Em face do momento de fortalecimento do partido através da constituição de sua nova Direção Estadual, o partido procurará discutir com o campo político progressista e com o povo tocantinense a construção de propostas de base popular. Orientando os debates nos moldes desenvolvidos pelo “Seminário: Fala Tocantins!” que o partido realizou durante o ano de 2006 com a sociedade tocantinense, possibilitando a elaboração de um novo projeto de desenvolvimento que verdadeiramente atenda as reais necessidades do povo tocantinense. 
 
Reforçamos o convite às forças políticas progressistas para dialogar acerca da construção de um novo pacto político, em 2010, comprometido com as transformações necessárias para o Tocantins. 
 
Direção executiva estadual do PCdoB"
 
*********************************
 
"CARTA ABERTA À POPULAÇÃO TOCANTINENSE
 
Depois do afastamento do governador Marcelo Miranda por compra de votos e irregularidades no processo eleitoral de 2006, assistimos agora a efetivação de uma eleição que é um processo legal, mas imoral, já que apenas legitima o cargo de governador do ex-deputado Carlos Gaguim. As denúncias de compra de votos, loteamento de cargos e negociatas maculam o pleito político, demonstrando que a democracia está sendo ferida neste processo, assim como foi no anterior.
 
O PSOL repudia o processo eleitoral que está ocorrendo no Tocantins, com a busca do poder a qualquer custo, envolvendo conchavos políticos. Isso evidencia que os grupos políticos envolvidos são “farinha do mesmo saco” e não têm um verdadeiro projeto sustentável de desenvolvimento para o Tocantins. Esse processo é imoral em razão de acordos pré-estabelecidos, demonstrando que suas defesas políticas sempre foram em favor de interesses próprios e nunca em favor da maioria da população tocantinense que é trabalhadora e sofre com aos conchavos políticos historicamente comprovados neste Estado. Basta olhar em que palanque cada um destes senhores e senhoras estavam até recentemente. 
 
O PSOL compreende que o retardamento da decisão de cassação do ex-governador Marcelo Miranda e o subseqüente mandato tampão e eleição indireta, a menos da metade do fim do mandato de governador, geraram graves implicações e não resolve a endemia da corrupção política que se abate sobre o Tocantins.
 
Não concordando com esse estado de coisas, o PSOL do Tocantins resolve não indicar nome neste processo de eleição indireta para governador.
 
Executiva Estadual do PSOL
Palmas, 4 de outubro de 2009." 
 
CLEBER TOLEDO – 04/10/2009
 
Professor da UFT será o candidato do PC do B nas eleições indiretas 
04/10/09 10h53 
Da Redação
 
O doutor em sociologia Elvio Quirino foi escolhido pelo do PC do B para ser o candidato da sigla na disputa pelo mandato tampão do governo do Tocantins. O nome do professor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) foi definido durante conferência estadual do partido, ocorrida nesse sábado, 3, na UFT. A oficialização do nome do professor ocorre nessa segunda-feira, 5. 
 
Quirino disputará as eleições indiretas marcadas para quinta-feira, 8, a partir das 20 horas, na Assembleia Legislativa do Estado. 
 
 
JORNAL DO TOCANTINS – 06/10/2009
 
PCdoB recua da candidatura e não participa do pleito 
Palmas – O secretário de Relações Institucionais do PC do B, Élvio Quirino, falou ontem sobre os motivos para que não concorresse às eleições indiretas, decidido pelo partido no domingo, um dia depois de ter sido indicado pelos comunistas para a disputa. Apesar de não citar nomes, o também doutor em Sociologia disse que era nítido o apoio dos deputados estaduais ao governador interino Carlos Gaguim (PMDB), o principal candidato ao mandato tampão. “Foi um processo interno de amadurecimento do partido. Devido à evolução do cenário político e a forma como o processo se afunilou, chegamos à conclusão que há um pacto entre os deputados e um dos candidatos”, declarou.
Quirino afirmou que mesmo com eventuais alianças entre partidos de menor representatividade para o lançamento de um nome para concorrer com Gaguim, haveria dificuldade por causa do apoio da decisão dos deputados. “Preferimos fazer o partido se fortalecer. Acho que fomos prudentes para preservar os quadros do partido”, disse ao frisar que não estava desistindo da candidatura, mas adiando a “apresentação das propostas”. (N.S.)