Homenagem a Bergson marca abertura de Conferência do PCdoB no CE

Música, documentário, depoimentos e comenda. As homenagens a Bergson Gurjão Farias, estudante cearense que tombou na Guerrilha do Araguaia foi o grande homenageado na cerimônia de abertura da 19ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará.

A emoção estava estampada no rosto de militantes, convidados, amigos, contemporâneos e familiares de Bergson. Com o auditório da Câmara Municipal de Fortaleza lotado, os presentes puderam participar de uma noite cheia de simbologia para o PCdoB cearense. “No momento em que debatemos um futuro melhor para o Brasil, também resgatamos a nossa história”, afirma Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB/CE.

Na abertura da conferência foi exibido um vídeo em forma de documentário onde familiares e amigos ressaltaram as qualidades de Bergson. Corajoso, lutador, combativo, justo e herói foram alguns dos adjetivos ditas por colegas dos tempos do movimento estudantil. Francis Vale, João de Paula, Ruth Cavalcante, Edson Pereira, Helena Serra Azul e Oswald Barroso, em seus depoimentos, ajudaram a construir o perfil único do inesquecível colega. Luzia Reis, sobrevivente do Araguaia, os parlamentares comunistas Inácio Arruda e Chico Lopes, e os estudantes Ivo Braga e Niara Farias, membros da União da Juventude Socialista (UJS) também colaboraram para enriquecer o vídeo.

As homenagens seguiram com a leitura de um belo texto interpretado pelo ator cearense Ricardo Guilherme seguido pela primorosa apresentação da cantora Aparecida Silvino. No repertório, canções de Chico Buarque como “A Rita”, “Vai Passar”, e “Com que Roupa”, de Nelson Gonçalves.

Conforme estabeleceu a resolução do PCdoB/CE, foi entregue a Luzia Gurjão Farias, mãe do ex-combatente, a Comenda Bergson Gurjão Farias. A prefeita do Graça, Augusta Brito e o Deputado Federal Chico Lopes entregaram a placa a Dona Luiza que representou as mães de todos os valentes guerrilheiros que deram suas vidas pelo ideal de uma sociedade mais justa.

De Fortaleza,
Carolina Campos