PCdoB/CE realiza 19ª Conferência Estadual neste final de semana

Homenagens, debates sobre o novo programa socialista e os quadros do Partido, além da escolha do novo Comitê Estadual do PCdoB. Estas serão as principais atividades a serem realizadas durante a 19ª Conferência Estadual do PCdoB/CE que acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro em Fortaleza. A Comissão Política propõe que a conferência seja denominada Conferência Bergson Gurjão Farias, estudante cearense e militante do Partido Comunista do Brasil, morto em combate na Guerrilha do Araguaia.

Para o presidente estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), a realização da 19ª Conferência Estadual do Partido no Ceará representa o ápice de um processo muito rico que já acontece desde junho deste ano, mês que o Comitê Estadual do PCdoB convocou a Conferência Estadual. “Durante estes meses realizamos 103 conferências municipais sem contar com as assembleias de bases, que são encontros preparatórios para as conferências nas cidades. Discutimos os documentos do Partido com cerca de doze mil pessoas, entre convidados e filiados”, contabiliza. Segundo o comunista, este é um processo rico, que possibilita que os militantes e filiados das mais diferentes cidades do Ceará participem do processo de construção do Partido. “O PCdoB é o único partido brasileiro que tem em sua estrutura núcleos de base”, informa.

Patinhas explica o processo de construção do 12º Congresso do PCdoB: as assembleias de base elegeram delegados que participaram das conferências municipais. Estas, escolheram representantes que participarão da conferência estadual que, por sua vez, elegerá delegados que irão para o congresso nacional. “Este processo não é meramente formal, para a eleição de delegados. Estamos preocupados com a formação política, buscando formar quadros e militantes tanto para atuar na luta quanto no fortalecimento do debate de ideias”, ressalta Patinhas.

Temas dos debates

O dirigente comenta que os debates em torno do 12º Congresso são uma discussão política, mas com temática nacional. “O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) propõe a construção de um Brasil forte, desenvolvido, próspero, democrático e com a valorização do trabalho”, enumera Patinhas. De acordo com o comunista, outro ponto a ser discutido durante a conferência será a necessidade de fortalecer o PCdoB no Ceará e no Brasil. “Precisamos de um Partido forte, estruturado e organizado. Assim, teremos mais influência junto aos diversos segmentos da sociedade”.

Patinhas avalia que o PCdoB vive a melhor fase de seus 87 anos de história. “Vemos aumentar a credibilidade e a influência política que o Partido tem tanto junto à sociedade quanto no cenário político. Apesar deste crescimento, observamos que ainda é preciso muito para enfrentar as tarefas que nos foram confiadas neste momento”.

A eleição do novo Comitê Estadual

Durante a 19ª Conferência será realizada a eleição do novo Comitê Estadual do PCdoB no Ceará. Patinhas aposta em renovação. “Esperamos que a renovação gire em torno de 30%”, avalia. O dirigente adianta que a eleição tanto do novo comitê quando dos delegados que irão participar do Congresso Nacional do Partido será com voto secreto. “A votação será feira com o recurso tecnológico da urna eletrônica”, comemora.

O dirigente afirma que a renovação será importante para o PCdoB neste momento. “Já temos novos comitês municipais em 163 cidades. São pessoas revigoradas, fortalecidas que muito têm a contribuir com o Partido. Terminamos este processo com um novo desenho de direção em todo o Estado”.

Homenagens a Bergson Gurjão

Ao mesmo tempo em que se dá uma maior projeção do PCdoB no cenário nacional, surge a identificação dos restos mortais de Bergson Gurjão Farias, ex-guerrilheiro cearense e militante comunista morto em combate na Guerrilha do Araguaia. “Ele era uma das principais lideranças do movimento estudantil da década de 60. Bergson participou da reorganização do PCdoB no Ceará. Enquanto discutimos nas assembleias de base o futuro do Brasil, também resgatamos a nossa história”, analisa Patinhas. Para o comunista, “isto mostra que somos um Partido de história, quase secular”.

Bergson Gurjão será o grande homenageado da Conferência Estadual. “Pretendemos render nossa homenagem a este herói que lutou pela democracia do país e estendê-la à sua família”, informa. Para isto, O Comitê Estadual do PCdoB no Ceará instituiu a Comenda Bergson Gurjão, a ser conferida a pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo. “A primeira comenda será entregue a Dona Luiza Gurjão Farias, mãe de Bergson, e a homenagem será estendida a todas as famílias dos guerrilheiros do Araguaia”, informa Patinhas. A entrega da comenda será na abertura da Conferência Estadual, na noite do dia 02 de outubro, na Câmara de Fortaleza.

Além da Comenda Bergson Gurjão, o PCdoB cearense propõe outras homenagens ao ex-guerrilheiro. “A comissão política já aprovou um documento e vai levar a discussão para a conferência. Nele, a proposta de que o encontro seja denominado Conferência Bergson Gurjão Farias. Esta, sem dúvidas, será uma conferência especial para nós pois estaremos homenageando um herói que ajudou a construir a história do PCdoB no Ceará”.

O comunista reforça que ao longo do processo da 19ª Conferência do Partido no Ceará os comitês e organismos partidários prestaram homenagens a Bergson em suas respectivas conferências e assembleia de base.

Serviço:

19ª Conferência Estadual do PCdoB/CE

Ato Político: Entrega da Comenda Bergson Gurjão Farias

Data: 02 de outubro de 2009 (sexta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza

Debates

Data: Dias 03 e 04 de outubro (sábado e domingo)
Local: SESC Educar (Av. José Bastos, 813 – Farias Brito)

De Fortaleza,
Carolina Campos