Marcha comemora Dia do Índio Tapeba

Acontece neste sábado, dia 03 de outubro, a 6ª Edição da Marcha em comemoração ao Dia do Índio Tapeba. O evento faz parte do calendário político do Povo Tapeba e do Calendário das Escolas Indígenas Tapeba. Nos anos anteriores a marcha que reunia cerca de dois mil participantes indígenas e apoiadores se concentravam na sede do distrito de Capuan e se dirigia ao destino final no Terreiro Sagrado dos Pau-Branco na Aldeia Lagoa dos Tapeba.

A marcha celebra o aniversário de morte do 1º Cacique Tapeba “Cacique Perna-de-pau” e tem por objetivo dar visibilidade à resistência do Povo Tapeba em Caucaia e no Ceará, bem como garantir a interação entre índios e sociedade, abordando temas de relevante interesse da comunidade e manifestando a opinião da comunidade acerca de intervenções que vem afetando esse povo.

Neste ano, em virtude de um contexto fortemente desfavorável no que tange o processo de Demarcação da Terra Indígena (T.I) Tapeba, a organização local resolveu expandir a marcha para dar maior visibilidade. Definiu-se, portanto que a marcha deverá ocorrer no centro do município de Caucaia. Na oportunidade, acontecerá um ato público na praça da matriz do município (sede do antigo aldeamento N.Sra. dos Prazeres) lançando a Campanha pela Demarcação da T.I Tapeba. Nessa edição, o povo Tapeba levantou o lema “Preservar o Meio Ambiente para garantir nossa reprodução física e cultural”.

A Campanha pela demarcação da T.I Tapeba é uma iniciativa que prevê a realização de inúmeras atividades políticas, a fim de sensibilizar as autoridades brasileiras e líderes de outros países sobre a importância da demarcação, objeto de procedimento administrativo que perdura cerca de 30 anos.

O ato público prevê ainda a apresentação de um livro que arrecadará 100 mil assinaturas de apoio à demarcação. Os organizadores contam com a presença de parentes de outros povos indígenas do Ceará e de outros estados, representantes de instituições que atuam junto aos povos indígenas, entidades indigenistas e demais apoiadores que militam junto ao movimento indígena em nosso estado e nosso país.

Serviço:

6ª Marcha do Índio Tapeba

Concentração a partir das 8h
Local: Praça da Igreja Matriz de Caucaia – N. Sra. dos Prazeres (Av. Edson da Mota Correia com Rua 15 de Novembro, Caucaia – Ceará)

Fonte: Agência de Notícias Esperança (AnotE)