Sem categoria

Comunistas defendem ações contra a ocupação sionista da Palestina

Terminou nesta quarta feira (30) o Encontro Extraordinário de Partidos Comunistas e Operários dedicado à questão palestina e árabe. Os partidos comunistas defenderam a completa retirada das forças de ocupação israelense da Cisjordânia, da Faixa de Gaza, de Jerusalém Oriental, das Colinas de Golan e do sul do Líbano.

Exigiram o reconhecimento dos direitos dos palestinos à autodeterminação e à criação do seu estado independente, reiterando que a OLP é a legitima representante do povo palestino.

Os partidos comunistas defenderam também o desmantelamento dos assentamentos israelenses e do muro segregacionista, assim como demandaram o fim colonização e da expulsão da população palestina em Jerusalém Oriental.

Questão bastante discutida foi o repatriamento dos refugiados palestinos e a libertação dos presos políticos. Os partidos presentes no encontro foram unânimes na condenação da militarização da região, da presença de bases militares e exigiram a destruição do arsenal nuclear israelense, assim como a imediata retirada das tropas estadunidenses e da OTAN do Iraque e do Afeganistão.

O encontro também condenou as ameaças dos Estados Unidos e Israel ao Irã. O secretario de Rrelações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho, presente no Encontro, declarou que a iniciativa foi um marco na solidariedade dos partidos comunistas ao povo palestino e demais povos árabes e ressaltou que a reunião de Damasco foi mais um passo no rumo do fortalecimento da unidade de ação dos partidos comunistas.

Ele informou ainda que de 20 a 22 de novembro realiza se em Nova Delhi, Índia, o décimo primeiro Encontro dos Partidos Comunistas do mundo, com uma temática mais ampla – a crise do capitalismo, a situação política internacional e as ações comuns do movimento comunista.

O Encontro extraordinário foi iniciado na última segunda-feira, em Damasco, capital da Síria.

Da redação.