Comissão do Senado deve acompanhe sepultamento de Bergson Gurjão

O sepultamento de Bergson Gurjão está marcado para o próximo dia 06 de outubro, em Fortaleza.

O Senador Inácio Arruda fez nesta terça-feira (29) um pedido formal à Mesa do Senado para que envie uma comissão de parlamentares destinada a representar a Casa na homenagem que será prestada durante o sepultamento dos restos mortais do guerrilheiro Bérgson Gurjão, desaparecido no Araguaia. O sepultamento de Bérgson está marcado para o próximo dia 06 de outubro, em Fortaleza.

No início do último mês de julho, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos confirmaram, após realização de exame de DNA, a identificação dos restos mortais de Bergson, desaparecido no Araguaia em 1972, aos 25 anos.

Bergson atuava no movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará, onde cursava Química. Era vice-presidente do DCE quando foi preso durante o 30º Congresso da UNE, em Ibiúna (SP), em outubro de 1968. Em 1969 foi condenado a dois anos de prisão pela Justiça Militar. Já na clandestinidade, mudou para o Araguaia onde viveu na área de Caianos.

O Senador Inácio Arruda lembrou o sofrimento das famílias dos desaparecidos políticos e da importância da homenagem a Bérgson: “O enterro dos seus restos mortais será um momento para rendermos um tributo a mais este brasileiro que entregou sua vida à causa da justiça e da liberdade, bem como à seus familiares que, após sofrerem por 37 anos, terão assegurado seu direito de dar uma sepultura digna a um ente querido”, explicou Inácio. “Essa homenagem reforça a profunda admiração do povo brasileiro a todos os que lutam pela defesa dos direitos humanos em nosso País”, afirmou.

Com a identificação de Bergson, são dois os desaparecidos políticos do Araguaia cujos restos mortais foram reconhecidos. A primeira foi Maria Lúcia Petit da Silva, que teve suas ossadas identificadas em 1996 e sepultada por seus familiares em Bauru, São Paulo.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda