Balanço sobre Ciclo de Debates foi positivo

“Nosso objetivo foi plenamente atingido”. Foi com esta afirmação que Benedito Bizerril, representante da Fundação Maurício Grabois no Ceará avaliou o ciclo de debates que discutiu “O Projeto Nacional de Desenvolvimento e as Desigualdades Regionais”. O evento foi promovido pela fundação em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Banco do Nordeste (BNB) e Instituto da Cidade.

Debate NPND

Segundo Bizerril, o objetivo era levar as discussões sobre o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) para dentro da Universidade, para ser debatido com a sociedade. “Nossa intenção foi colaborar neste processo de discussão. Pela dimensão que este projeto assume, entendemos que é preciso ampliar a participação das pessoas. Este projeto não pode ser resultante de pequenos segmentos do país, mas tem que ter a cara da sociedade brasileira”, considera.

O advogado destaca o sucesso do evento não só pela qualidade das discussões e capacidade dos convidados, mas pela grande presença de público. “Também ressaltamos a grande repercussão do ciclo de debates dada pela mídia. A imprensa ampliou ainda mais as discussões, alcançando pessoas em todo o Estado”, afirma.

De acordo com Benedito Bizerril, o êxito do ciclo de debates confirma a necessidade de se dar continuidade ao projeto. “Nosso sentimento é de continuar as discussões em diversos segmentos. Já estamos estudando a ideia de fazer um específico, no início do próximo ano, aliando o tema do NPND com a Ciência e Tecnologia”. O representante da Fundação Maurício Grabois no Ceará afirma ainda que é preciso definir os passos rumo ao desenvolvimento. “O novo projeto de desenvolvimento tem que ter como foco central o ser humano, os trabalhadores, a sociedade brasileira. Não podemos mais pensar em beneficiar minorias”, defende.

Já para Eduardo Arraes, Presidente do Instituto da Cidade, uma das entidades apoiadoras do evento, o clico de debates foi muito rico em informações e posicionamentos trazidos por pessoas que participam e conhecem a sistemática dos assuntos discutidos nos encontros. “Foi interessante perceber que as opiniões dos debatedores eram próximas mesmo que se mostrassem em diferentes perspectivas. Todos defenderam um Novo Projeto de Desenvolvimento autônomo e soberano”, ressaltou.

No primeiro debate onde foi discutida “A essencialidade de um novo projeto nacional de desenvolvimento”, Arraes destacou o acerto do Governo Lula ao ampliar e valorizar o mercado interno. “Com isso, o Brasil sentiu pouco os efeitos da crise econômica e conseguiu se desenvolver de forma autônoma e endógena”. O presidente do Instituto da Cidade também ressaltou as discussões do terceiro encontro ao afirmar que a educação é indutora do desenvolvimento do Ceará. “Mais uma vez, o Presidente mostra que conduz um governo atento. Lula valorizou a Universidade e incentivou a pesquisa”, ratifica.

Os encontros realizados nos dias 11, 18 e 25 de setembro no auditório da Reitoria da UFC, abordaram os temas: “A essencialidade de um novo projeto nacional de desenvolvimento”; “Um novo projeto nacional de desenvolvimento e as desigualdades regionais”, com foco no Nordeste; e “O Ceará na perspectiva de um novo projeto nacional de desenvolvimento”.

De Fortaleza,
Carolina Campos