Goiânia lança a 7º Conferência de Cultura em Audiência Pública

Em todo Brasil estão ocorrendo debates para a Segunda Conferência Nacional de Cultura que ser realizará dia 10 a 14 de março de 2010, em Brasília e terá como tema geral, cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Em Goiânia, várias atividades estão marcadas para debater políticas públicas para a área cultural.

Com a iniciativa do vereador Fábio Tokarski (PCdoB), em Goiânia, uma Audiência Pública será o marco do início dos trabalhos da Sétima Conferência Municipal de Cultura da cidade. O evento ocorre na manhã desta terça-feira, dia 29 de setembro no Auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia.

Dia 05 de outubro, às 9h30 na Secretaria Municipal de Cultural acontece a abertura oficial e a apresentação da Proposta do Plano Municipal de Cultura de Goiânia e a discussão e aprovação do mesmo.

Serão realizadas ainda pré-Conferências e a indicação de nomes para a formação da lista tríplice para composição do Conselho Municipal de Cultura e a eleição de delegados para a etapa estadual de Cultura.

O tema central será distribuído em cinco eixos orientadores, são eles: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Para participarem da indicação de nomes para o Conselho, as pessoas jurídicas cadastradas devem atualizar cadastros e as entidades não cadastradas se inscreverem, até às 15h, do dia 5 de Outubro, na sede da Secult (Rua 84, 535, Setor Sul, Goiânia-GO).

Os interessados em participar das pré-conferências e as entidades culturais não cadastradas podem se inscrever no início de cada reunião.

Instituições, entidades e associações culturais estão envolvidas na organização e apoio no conjunto dos eventos preparatórios para a Conferência. Entre eles, a Agencia Goiana de Cultura, a Câmara Municipal de Goiânia, a Universidade Católica de Goiás, o Pontão de Cultura República do Cerrado ,o CENEG, o Grupo Coro de Pau, a Federação de Teatro de Goiás, o Circo Lahetô, a Casa de Cultura Oficina3, a Monstro Disco, entre outros.

Programação:

29/09, terça-feira ás 9h – Audiência Pública de lançamento da 7ª Conferência Municipal de Cultura, no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia.

5/10, segunda-feira, 9h30 – Sede da Secult – Avenida 84, 535, St. Sul:
Abertura oficial – apresentação da proposta do Plano Municipal de Cultura de Goiânia

9/10 – sexta-feira

9h – 11h – Auditório de Educação da UFG, Pça. Universitária. Pré – Conferência: Eixo Orientador V – Gestão e Institucionalidade da Cultura

14h – 18h – Liga dos Amigos do Jardim Guanabara – Casa de Cultura Oficina 3 (Rua Uberaba, Qd 24, Lt 01 – Jardim Guanabara I)
Pré – Conferências: Eixo Orientador III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável e Eixo Orientador IV – Cultura e Economia Criativa

17h – 19h – Circo Lahetô – Pré – Conferência: Eixo Orientador I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural

20h-22h – Auditório B do Centro Universitário de Goiás – UniAnhanguera, Cidade Jardim – Pré – Conferência: Eixo Orientador II – Cultura, Cidade e Cidadania

10/10, sábado, 9h – 11h – Auditório da Área IV (antigo Tribunal do Júri), UCG, Pça. Universitária – Plenária Final com aprovação do Plano Municipal de Cultura

14/10, quarta-feira, 14h30 – 17h – Sede da SECULT, av. 84, St. Sul Formação da Lista Tríplice para o Conselho Municipal de Cultura e Encerramento.

23, 24 e 25/11 – Conferência Estadual de Cultura (local indefinido)

10 a 14/03/2010 – Conferência Nacional de Cultura (Brasília-DF)

De Goiânia,
Eliz Brandão