Sem categoria

Regime hondurenho expulsa missão da OEA

Em mais um gesto de beligerância, o governo golpista de Hionduras expulsou neste doimgo (27) quatro técnicos da OEA (Organização dos Estados Americanos) que chegaram ao aeroporto de Tegucigalpa para averiguar a situação no país. Os quatro foram detidos no aeroporto mesmo e deportados em voos da Aerolínea Copa e American Airlines.

Os diplomatas da OEA vinha de El Salvador, e tinham a missão de investigar a situação hondurenha depois do retorno ao país do presidente Manuel Zelaya, no último dia 21, quando se avolumaram as denúncias de violação de direitos humanos e liberdades diplomáticas por parte dos golpistas. A informação foi prestada por Andrés Pavón, do Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras (Codeh).

O grupo também iria preparar a chegada da missão principal da OEA, formada por 15 diplomatas e prevista para terça-feira, que vai tentar negociar uma solução para a crise política em Honduras.

A alegação do regime golpista é que Honduras foi expulsa da OEA, no dia 4 de julho (em seguida ao golpe de Estado que depôs o presidente Manuel Zelaya). Um argumento precário, já que Honduras não foi expulsa e sim suspensa, justamente devido à quebra da ordem democrática no pqaís com o golpe de 28 de junho.

O aeroporto passou o dia sob forte policiamento. O aparato foi justificado com a versão de que estavam para chegar ao país funcionários do governo de Zelaya.

Da redação, com agências