Comandante Militar da Amazônia visita 36ª Expoagro

O comandante Militar da Amazônia, general Luiz Carlos Gomes Mattos e o comandante da 12ª Região Militar, general Marco Aurélio Costa Vieira, visitaram na última terça feira, 22, o Parque de Exposições Agropecuárias onde está sendo realizada a 36ª Expoagro. O titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), deputado Eron Bezerra, acompanhou a visita dos militares e os apresentou a diversos stands na Feira.

Entre outros setores da Expoagro, a comitiva dos generais visitou o Recanto do seringueiro, onde eles conheceram o processo de beneficiamento da borracha e observaram o projeto de paisagismo idealizado para o seringal. Eles também estiveram no stand da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Lá, os generais ficaram sabendo como ocorre o processo de beneficiamento do pescado para a produção de picadinho de pirarucu e tambaqui.

De acordo com o secretário Eron Bezerra, a presença do exército na Expoagro é importante porque reforça a parceria existente entre as duas instituições. “A Sepror e o Exército mantém um acordo de cooperação técnico-financeira para um programa da secretaria chamado Sargento Agrário”, explica Eron. “O objetivo desse projeto é criar condições para o desenvolvimento local de hortaliças, frutas e animais nos pelotões especiais de fronteira, comunidades indígenas e na guarnição de Manaus, além de fornecer atendimento médico-ambulatorial no interior e nas áreas de fronteira do Estado”, conclui.

Abertura da Expoagro

A 36ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) começou no dia 19 de setembro e vai até o dia 27 (domingo), no Parque de Exposições Agropecuárias. Este ano, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Amazonas (Acocam), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas (Fettagri) e Governo do Estado realizam o evento.

Para o secretário Eron Bezerra, a Expoagro serve como vitrine e espaço para negociações no setor agropecuário. “Este ano, os três agentes financiadores do setor primário (Afeam, Banco do Brasil e Banco da Amazônia) estão disponibilizando R$26,5 milhões para financiar a compra de máquinas, equipamentos e animais com melhoramento genético.

“Tudo isso para que o pequeno e médio produtor possa profissionalizar o seu ramo de atividade”, conclui Bezerra. Durante os nove dias de festa, diversas palestras e cursos serão oferecidos ao público, além de programação cultural intensa com leilão, shows de artistas locais e nacionais, vaquejada, cavalgada e rodeio. No próximo domingo (27), a dupla sertaneja Edson e Hudson encerra a 36ª Expoagro com grande show de despedida, para seguir em carreira solo.