Piauí registra maior índice de exportações do Brasil

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de janeiro a agosto de 2009 registraram U$ 110 milhões em vendas, crescimento de 40% em relação a igual período do ano passado.

Exportações no Piauí - Reprodução
O desempenho das exportações do Piauí ignorou a média brasileira que registrou queda de (-25%) entre os Estados da federação. O crescimento de 40% foi o único entre os Estados do Nordeste e, mais uma vez, o maior aumento verificado no Brasil, em termos percentuais. Além do Piauí, apenas os Estados de Mato Grosso (16%), Tocantins (14%) e Roraima (6%) registraram crescimento nas exportações.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Valério Carvalho, acredita que as exportações de 2009 irão superar as vendas de 2008 quando, pela primeira vez, o Estado chegou a marca dos U$ 136 milhões. “Enquanto a maioria dos Estados amarga queda das exportações por causa da crise internacional, o Piauí soube fortalecer as vendas no mercado externo. A quatro meses do fechamento da balança comercial de 2009, as exportações irão surpreender mais uma vez e, quem sabe, até ultrapassar os U$ 150 milhões”, explicou.

A soja consolida-se como o produto líder da pauta de exportações nos oito primeiros meses do ano. As vendas do produto, nas modalidades bagaço, grãos e óleo, representam quase 70% da pauta, superando U$ 76 milhões. Na terceira posição, aparecem as ceras vegetais, com aproximadamente U$ 17 milhões, representando 15% das vendas. Outro produto que ganhou destaque na pauta foi o mel natural, com U$ 4,7 milhões e 4% de participação. O mel do Piauí produzido em floradas orgânicas vem conquistando novos mercados, inclusive a Europa. Os principais mercados compradores dos produtos piauienses são: França (33%), China (20%) e Estados Unidos (10%).

O saldo da balança comercial de janeiro a agosto de 2009 registrou superávit de 103%, na comparação com igual período de 2008. As importações registraram queda de quase 10%, passando de U$ 44 milhões para U$ 40 milhões, este ano. E as exportações cresceram (40%), passando de U$ 79 milhões para U$ 110,7 milhões.