Dep. Manuela debate em Goiânia Estatuto da Juventude

A Comissão Especial sobre o Estatuto da Juventude da Câmara dos Deputados, por meio, da Deputada Federal Manuela d’Ávila, apresentou em Audiência Pública, em Goiânia a necessidade de criação do Estatuto da Juventude do Brasil.

Na tarde desta quinta-feira (24/09), Goiânia recebeu a relatora da Comissão Especial sobre o Estatuto da Juventude da Câmara dos Deputados, Manuela d’Ávila em Audiência Pública para debater o tema no auditório do Colégio Lyceu de Goiânia.

O Deputado Federal, Pedro Wilson (PT-GO), autor do Projeto de Lei 4529/04, que cria o Estatuto da Juventude, saudou o evento e a presença de todos, entre eles, estudantes e representantes de entidades jovens e de movimentos de juventude.

Além dos deputados federais, fizeram parte da mesa, o vice-prefeito, Paulo Garcia, representando o prefeito de Goiânia Iris Rezende, os vereador, Fábio Tokarski (PCdoB), Virmondes Cruvinel Filho (PSDC), Tatiana Lemes (PDT) e Célia Valadão (PMDB), além de representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.

Estiveram também presentes, Denise Carvalho, secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial do governo de Goiás, o assessor municipal da juventude, Cristian Gomes, Ana Carolina Barbosa, do Conselho estadual de Juventude, entre outras autoridades.

A Deputada Federal, Manuela d’Ávila foi a última a falar, disse que Goiânia representa muito para o movimento estudantil, que ela mesma já esteve no Colégio Lyceu quando participou dos Congressos da UNE, agradeceu o apoio das autoridades para esse debate na cidade.

Manuela salientou também que essas audiências estão sendo realizadas para ouvir a opinião sobre os assuntos de juventude, seus problemas e suas soluções. “Estamos aqui para ouvir a opinião de vocês jovens, suas dificuldades e enfrentamentos na vida. Os problemas que a juventude enfrenta, são problemas do país.”

De acordo com a Deputada, são 50 mil jovens brasileiros que não estão previstos na Constituição Federal, “A Constituição cita a criança e o adolescente, o idoso, as mulheres, mas não fala dos jovens, o futuro deste país”, comenta a deputada.

Segundo Manuela, o primeiro passo já está dado com a aprovação da PEC da Juventude, depois com o Plano Nacional de Juventude que está para ser votado. “O Estatuto ainda está sendo discutido nos estados, o documento base se divide em duas partes: primeiro, cria-se o Sistema Nacional de Juventude que prevê recursos e a utilização destes voltados exclusivamente para os jovens, e a segunda parte são políticas permanentes, que definem quais são os direitos da juventude brasileira, a obrigação do poder público de realizar, não ficará por conta da vontade política”, explica a Deputada.

Em seguida, o assessor de juventude da Câmara Federal, Sérgio Sena, coordenou os a formação dos Grupos de Trabalho para o debate de propostas de juventude. Foi apresentado um Documento base para servir de subsídio para primeira fase dos debates sobre o estatuto.

De Goiânia,
Eliz Brandão