Sem categoria

Ciro diz que Serra age de forma truculenta contra os adversários

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fez críticas nesta sexta-feira ao seu desafeto político, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Os dois devem disputar a Presidência da República em 2010.

"Ele [Serra] é feio para caramba, mais feio na alma do que no rosto. Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia, de não enfrentar com linguagem civilizada, uma atitude destrutiva, que inibe o diálogo. Para mim, é horrível. Até minha conta pessoal de salário ele conseguiu que um juiz de São Paulo bloqueasse", disse Ciro.

Ciro disse ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua disposição em disputar a Presidência da República em 2010. Segundo Ciro, Lula ficou de pensar sobre a possibilidade de duas candidatura da base –a outra seria a da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Lula ficou de dar uma resposta ao socialista em fevereiro.

Apesar de respeitar a opinião do petista, Ciro afirmou que a decisão final será da direção de seu partido. "A última palavra será do meu partido."

Setores do PT são contrários ao lançamento de duas candidaturas da base. "Devemos ter duas candidaturas da base. Uma que esteja na TV e outra nas ruas mostrando as coisas que o governo fez", afirmou Ciro.

Relação PT-PMDB

Para o deputado, a relação entre PT e PMDB é "frouxa". "O PT é o principal partido do Brasil e o PMDB é um partido tão bom e tão ruim como qualquer outro. Uma aliança tem que ter sentido moral e intelectual defensável. Mas eu acho que a atual hegemonia moral e intelectual que preside a relação entre PMDB e PT é frouxa."

O socialista criticou ainda um debate "conservador" nas eleições ao afirmar que a aliança entre PMDB e PT para 2010 tende a isso.

O socialista, no entanto, descartou uma candidatura independente. "Sou um candidato da base do governo, se puder ser." Ele afirmou estar "muito animado" para 2010. "Com um punhado de ideias bastante claras com relação à referência que é o governo do presidente Lula."

Segundo Ciro, sua candidatura trará dificuldades para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), seu desafeto político e possível candidato tucano à Presidência. "A pesquisa aponta que não vai ter vitória da oposição no primeiro turno."

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta semana mostrou o crescimento da taxa de intenção de voto de Ciro Gomes, que passou de 12% para 14% entre junho e setembro. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos. Dilma recuou de 18% para 14%; e Serra de 38% para 34%.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com Dilma. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

Ciro também comentou sobre o ingresso do vereador Gabriel Chalita (SP) em seu partido. Chalita deixou o PSDB para se filiar ao PSB. "Achei muito boa [a filiação]. Liguei para ele dizendo que seria bem-vindo. Ele é uma pessoa muito querida de uma parte importante de São Paulo e do Brasil, muita respeitada e muito boa. Se ele for mesmo assinar a filiação na terça-feira, eu estarei lá para testemunhar esse gesto."

Da redação,
com agências