Lula vê dificuldades para palanque duplo no RJ, diz jornal

O jornal O Dia, na edição desta quarta (23), publicou uma entrevista com o presidente Lula, feita em Nova Iorque, onde ele afirma que acha “impossível subir em palanque duplo no Rio”.

A afirmação foi publicada na página 3, a partir de um conversa do colunista Bruno Astuto com o presidente Lula.

Perguntado sobre a sucessão estadual do Rio em 2010 e se poderia haver dois palanques, o presidente disse que “acho que vai ser impossível subir em palanque duplo no Rio. Até porque não dá para subir com o (Sérgio) Cabral e com o Lindberg (Farias), que não vai dar certo, vai ter vaia. Teremos que compor e achar uma saída. Não vai ser como em Pernambuco, na eleição de 2006, quando eu subi em dois palanques e mostrei ao povo as opções (os então candidatos a governador, Eduardo Campos, do PSB, e Humberto Costa, do PT). No Rio isso não vai ser possível”.

Lula disse ainda que não se deve “desprezar as forças conservadoras. Você não sabe, por exemplo, qual será o grupo do César Maia e não sabe como o Gabeira vai se comportar. Também temos o Garotinho. Por isso, temos que priorizar um representante do povo do Rio e achar uma saída”.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, quer a candidatura a governador em 2010, porém a decisão ainda não foi tomada pela direção do PT. Caso não consiga a vaga, Lindberg poderá ter uma das duas vagas para o Senado Federal.

Entre os partidos que não compõem a base do governo Lula, o PSDB já iniciou conversas e pode lançar candidato próprio ou apoiar o verde Fernando Gabeira. Cesar Maia, do DEM, e Denise Frossard, do PPS, ainda não decidiram a que cargos concorrerão.