Servidores de Santana do Cariri vencem luta por Salário Mínimo

O Sindicato dos Servidores de Santana do Cariri comemora vitória pela conquista do salário mínimo. Após várias tentativas administrativas sem sucesso pela implantação do salário mínimo, o sindicato mobilizou-se neste município juntamente com sua base e impetrou na justiça mandado de segurança com pedido de liminar para fazer valer o salário mínimo, como determina a constituição de 1988.

A ação fora protocolada em fevereiro deste ano e chegou à tramitação final na comarca local, tendo parecer favorável da representante ministerial Drª. Alessandra Magda Ribeiro Monteiro. A sentença não foi diferente diante de todo o exposto no prefácio proferido por Dr. Marcelo Wolney A. P. de Matos, pela complementação do salário dos servidores que ganham apenas meio salário, passando agora, a ganhar o salário, após muita luta judicial e extra-judicial.

Segundo os sindicalistas, esta conquista não foi fácil. “Tivemos a coragem e ousadia de enfrentar toda uma estrutura de um poder organizado com uma assessoria articulada para a todo custo defender o Município, com advogados pagos a peso de ouro com o nosso dinheiro; mesmo assim, não tiveram êxito”, afirma Juracildo Fernandes da Silva, Secretário Geral do Sindicato dos Servidores de Santana do Cariri.

Recentemente o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) realizou pesquisa no Estado e constatou que dos cento e oitenta e quatro municípios cearenses, Santana do Cariri é o 4º município de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDS). Para Juracildo Fernandes da Silva, com essa conquista Santana do Cariri sairá do rol dos cento e sessenta e dois municípios que não pagam um salário mínimo no Estado do Ceará. “Desta forma nossa cidade estará contribuindo para um grande avanço na vida sócio-econômica dos servidores, corrigindo esta falha que tanto vinha penalizando os trabalhadores ao longo do tempo”, afirma.