Ivina Carla – UJS, 25 anos de rebeldia!

Um dia eu estava panfletando numa escola e um garoto de uns 16 anos parou, olhou o material (adesivos de campanha) e perguntou: O que é UJS? Então eu lembrei que quando me falaram da UJS, eu fiz a mesma pergunta. Eu não tinha acesso à Internet, que talvez fosse o meio mais prático de chegar até a resposta naquele momento.

Com muita emoção eu digo e reafirmo o que é essa organização juvenil, da mesma forma que disse ao garoto. Hoje com 25 anos, é um dos instrumentos de transformação social imprescindível para o Brasil. De jovens lutadores, que acordam cedo, dormem tarde e têm convicção dos ideais defendidos nas batalhas que enfrentam dentro de escolas, sindicatos, universidades.

Essa moçada passa por cima do saudosismo de muitos, com vários exemplos de resistência, debatendo as ideias que na atualidade parecem ser utópicas, mas pra essa juventude não, é possível! Basta olhar para o lado e querer enxergar o tanto de mazelas sociais que são ofertadas pelo capitalismo, pra ter a sensibilidade de que é preciso outra sociedade. A UJS tanto tem essa sensibilidade que afirmar todos os dias o seu objetivo: O socialismo.

Hoje acordei e senti vontade de ouvir a música do "jovem curupira que pediu direta já…" e no Youtube vendo os slides, fotos de jovens que eu conheço e vários que não conheço, detectei a esperança, os sorrisos que essa moçada traz, que torna a UJS diferente de outras organizações. Lembrei que ontem um amigo e camarada me disse que nos tempos de chumbo, a juventude também sorria, que não perdia essa ternura e isso é mais do que necessário para aguentar o rojão de um processo árduo em busca de um outro mundo.

A União da Juventude Socialista é uma grande escola onde eu aprendi a ver a realidade de uma forma rebelde. Ela também me proporcionou conhecer pessoas combativas que até hoje são exemplos de ousadia e que agem como se ainda fossem da UJS, é engraçado isso! Você sai da UJS, mas ela nunca sairá de você. E se a "nossa linda juventude é página de um livro bom," essa juventude é esse magnífico livro, que os jovens do Brasil precisam ler e escrever a sua história para sentir o quanto é bom ser uma semente do Socialismo, como é prazeroso ser protagonista de uma história que não se apagará, como é sublime ser militante da União da Juventude Socialista!

Ivina Carla é acadêmica de Jornalismo e militante da UJS há nove anos