Comunista destaca 100 anos do Instituto de Educação e Tecnologia

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, na manhã desta quarta-feira (23/09), o centenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que está sendo comemorado hoje. Conforme o parlamentar, o ensino técnico teve início no Brasil, com a criação das primeiras Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs), em 23 de setembro de 1909.

“Elas passaram por uma reformulação. Mas, antes, elas ensinaram a toda a população do seu entorno, oferecendo cursos como corte de cabelo, natação e outros cursos mais técnicos. Meu irmão formou-se em química por uma dessas escolas”, comentou.

De acordo com o deputado comunista, o presidente Getúlio Vargas transformou a Escola de Aprendizes em Liceu Industrial de Fortaleza. “Era uma autarquia federal que, em 1965, foi transformada na Escola Industrial do Estado do Ceará”, disse, acrescentando que, em 1994, o ex-presidente Itamar Franco transformou as escolas em Cefets.

Lula disse que quando Fernando Henrique Cardoso foi presidente, as escolas foram proibidas de serem ampliadas e fortalecidas. “Por um decreto, nessa época, também se impediu a construção de novas universidades”, informou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que foi publicado um decreto, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, proibindo a construção de moradia e de saneamento básico com recursos do FGTS. “O Estado do Brasil estava sendo desmontado para Estado mínimo. Assim foi com as universidades e com a Petrobras, que teve reduzido o seu número de técnicos e profissionais, passando de 50 mil para 30 mil”, avaliou, lembrando que muitos dos técnicos da Petrobras “haviam passado pelas escolas técnicas do nosso País”.

Ele também lembrou que, durante o governo do ex-presidente tucano, houve muitas privatizações no País. “Contudo, a fase da entrega do nosso País aos estrangeiros passou e estamos caminhando noutro sentido, com outra perspectiva”, disse.

Lula disse que durante 100 anos, só foram construídas 144 escolas técnicas profissionalizantes no Brasil. “E a meta do presidente Lula é que tenhamos, em 10 anos, mais 214 novas universidades e escolas bem distribuídas pelo País”, afirmou. Segundo ele, “só no Ceará serão construídos 20 institutos de formação e tecnologia para que estudantes mais pobres tenham acesso a uma formação tecnológica e possam recuperar o crescimento do Brasil”.

Ainda durante sua fala, Lula Morais parabenizou o deputado Artur Bruno (PT), que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia, pela realização de sessão solene em comemoração aos 100 anos do ensino técnico no Brasil. Em aparte, o deputado Artur Bruno parabenizou Lula Morais pelo pronunciamento, lembrando que, hoje, “a juventude do nosso País está sendo muito bem formada”. Conforme ele, “em nenhum momento da história houve uma expansão tão grande do ensino técnico como agora”. Finalizando, Lula Morais disse que se sentia “orgulhoso em estar num País com perspectiva de crescimento nessa área”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL