População do Curió reivindica melhorias durante audiência pública

Com o objetivo de cobrar soluções para o problema de abastecimento de água e saneamento básico do bairro, principalmente do Conjunto Curió, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma audiência pública, na quinta-feira (17/09) na EMEIF Terezinha Ferreira Parente, com a presença de 150 moradores da região. A atividade foi coordenada pela vereadora Eliana Gomes, autora do requerimento.

audiência pública Curió

O Conjunto Curió foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1997 e, segundo lideranças da área e moradores, desde essa época a população convive com os problemas de falta de água e mal funcionamento da rede de esgoto. A água não chega a grande maioria das cerca de 1.500 casas e o esgoto vive “estourado”.

A doméstica Lucineide Lima, mora na rua Epitácio Cruz e diz que não lembra, durante os 11 anos em que mora no conjunto, quando foi a última vez que a caixa d’água encheu. “Quando chega água é uma, duas horas da manhã. A gente já cansada do trabalho e ainda tem que acordar de madrugada pra juntar água”, desabafa a moradora.

Josenias Gomes, sindicalista e vice-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Curió, mora no local desde sua fundação. Ele cobrou solução imediata para o problema e afirmou que os canos usados pela empresa que construiu o sistema de esgoto têm diâmetro menor do que o previsto no projeto. “A Cagece diz que é de 160 milímetros, mas na verdade nós constatamos que só medem 110 milímetros”, garante.

Há 3 anos a Cagece prometeu resolver o problema, mas problemas no processo da licitação atrasaram a obra que tem como objetivo fazer com que a água chegue ao Curió com mais pressão e suba até a caixa d´água dos moradores. O engenheiro Ricardo Mendonça, da Cagece, disse que até dezembro próximo, será colocada uma bomba para, paliativamente, diminuir o problema. Segundo ele, a solução definitiva ocorrerá quando a empresa resolver as pendências da licitação e a obra em todo o trecho de distribuição de água do Curió e Lagoa Redonda, cerca de 14 km de extensão, for realizada.

Outras reivindicações como a construção de uma escola de ensino médio e a criação de linha de ônibus, ligando o bairro ao terminal do Papicu, foram apresentadas pelos moradores e lideranças populares. Eles pediram a intermediação da vereadora Eliana Gomes para levar os assuntos até a Prefeitura e Governo do Estado.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos da reunião ficaram a criação de uma comissão com a participação dos representantes dos moradores, Câmara Municipal e Defensoria Pública para acompanhar a execução dos trabalhos, prometidos pela Cagece , que deverão ocorrer até dezembro; a realização de uma reunião com a comissão de transporte da Câmara Municipal para tratar sobre a linha de ônibus; A vereadora Eliana Gomes marcará uma audiência com o Secretário da Regional VI, Tin Gomes, com lideranças do bairro, para tratar das reivindicações locais e sugerir a Defensoria Pública a criação de uma núcleo do órgão no bairro Curió.

A audiência contou com a participação de moradores, lideranças comunitárias da área e representantes da Cagece, Prefeitura, Defensoria Pública, Federação de Bairros e Favelas e Associação Brasileira dos Engenheiros Sanitaristas (ABES).

Fonte: Assessoria da vereadora Eliana Gomes