Inácio Arruda anuncia retorno de Zelaya a Honduras

Logo após o início da 19ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul, nesta segunda-feira (21) em Montevidéu, o senador Inácio Arruda anunciou que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, havia voltado a seu país.

Segundo notícia divulgada por agências internacionais, Zelaya se encontra na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital de Honduras. Em entrevista, ele agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, chegará a Tegucigalpa nesta terça-feira para mediar uma solução para o impasse político no país.

O Senador Inácio Arruda manifestou aos demais parlamentares do Mercosul sua expectativa de que Zelaya reassuma o seu cargo. A possibilidade de regresso do presidente hondurenho deposto ocorre em meio à campanha para as eleições convocadas para o dia 29 de novembro, pleito que a Organização de Estados Americanos (OEA), o Brasil e a maioria dos países da região afirmaram não reconhecer caso Zelaya não seja restituído.

A volta de Zelaya pode reativar o acordo de San José, rejeitado por Micheletti e seus aliados, que prevê, entre outros pontos, o retorno de Zelaya à Presidência, a antecipação das eleições gerais agendadas para novembro e o abandono da proposta de consulta popular para convocar uma Assembleia Constituinte.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Inácio Arruda com agências internacionais