Vinicius Puhl assume presidencia do PCdoB em Santa Rosa

Após amplo processo de mobilização e novas filiações,o PCdoB de Santa Rosa, cidade polo da região noroeste do Rio Grande do Sul, realizou sua Conferência Municipal no dia 18 de setembro. Uma grande conferência, com mais de 300 pessoas mobilizadas, elegeu a nova direção do Partido, que substituiu Paulo Paim, há 18 anos na presidência do PCdoB pelo jornalista Vinícius Puhl.

A conferência do PCdoB lotou o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, no fim do dia 18 de setembro, uma sexta-feira de muita chuva. Na ocasião foi anunciada a filiação de mais de 150 pessoas ao PCdoB, entre lideranças dos movimentos comunitários e sociais, empresários, trabalhadores da indústria, comércio e serviços de Santa Rosa. Foram realizadas reuniões preparatórias do 12 Congresso nos Bairros Cruzeiro, Flores, Planalto, Sulina e centro, que reuniram dezenas de militantes, amigos e simpatizantes do PCdoB.

Na abertura da Conferência foi realizado um Ato Político com a presença da recém filiada Presidente do Sindicato dos Municipários, Professora Angela Kuhn e do também recém filiado José Idalino Rosa, Presidente da Associação dos Municipários. Participaram ainda o assessor do Deputado Estadual Elvino Bon Gass (PT), Jeferson Fernandes, o Coordenador da Bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa, José Padilha, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Terezinha Krolikowski, o Prefeito Municipal de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT) e a Vice Prefeita, Sandra Padilha (PCdoB).

Após o Ato, os militantes votaram a ordem do dia da conferência e as resoluções nacionais do 12 Congresso. Uma proposta de resolução da conferência municipal foi aprovada, tratando dos temas do Congresso, com enfase a situação local, destacando o momento de extraordinário crescimento e organização do Partido na cidade, avaliando o novo governo municipal e dando a largada para a construção do projeto político de 2010, colocando a disposição nomes para as eleições de Deputado Estadual e Federal. O documento em forma de resolução da conferência municipal foi lido e aprovado por unanimidade pelos delegados presentes.

Paulo Paim Mendes homenageado e Vinícius Puhl assume a Presidência

A conferência também realizou o balanço das atividades do Partido e uma justa homenagem ao presidente do PCdoB que, por 18 anos, esteve a frente do Partido em Santa Rosa, o atual Secretário de Desenvolvimento Social e 1 suplente de vereador, Paulo Paim Mendes, que foi homenageado pelo seu empenho e dedicação ao Partido. A conferência elegeu uma nova direção, composta por 23 membros. O novo presidente do PCdoB de Santa Rosa é o jornalista Vinícius Puhl e a vice presidencia ficou com a professora e vice prefeita Municipal Sandra Padilha.

Vinícius Puhl tem 31 anos é natural de Santa Rosa, Jornalista Profissional (Mtb 02382 SC), filiado ao PCdoB em 1993, foi presidente do Grêmio Estudantil do Machado de Assis (1992) e último presidente eleito por voto direto da União Santarosense dos Estudantes Secundaristas – USES (1994), em 1995 transferiu-se a Porto Alegre assumindo a Vice presidencia Sul da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (1996-1998), integrou o Comitê Estadual do PCdoB/RS (1998-2002) e o Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre, sendo seu Secretário de Comunicação em 2001. Também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telemarketing do Rio Grande do Sul – SINTRATEL/RS (1998-2001) e Presidente Estadual da União da Juventude Socialista – UJS/RS (1997-2002). Em 2002 transferiu-se para Santa catarina onde presidiu a UJS/SC e compôs a direção da União Nacional dos Estudantes – UNE (2003-2004) e a União Catarinense dos Estudantes – UCE (2003-2004). Foi Assessor de Imprensa da UNE, da UCE, de Sindicatos Cutistas, da Organização Universitária Interamericana – OUI (2007). Foi membro da Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB/SC (2002-2008) e Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB/SC (2004-2008). Em 2007 assumiu a Secretaria de Organização do PCdoB de Florianópolis e foi um dos coordenadores da campanha Majoritária do Partido na capital catarinense. Coordenou o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte e foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Atualmente é membro dos Conselhos Superiores da Unisul.

Crescimento e perspectiva para o PCdoB no Rio Grande do Sul

O novo presidente do PCdoB de Santa Rosa retornou a cidade em janeiro de 2009 por motivos familiares, assumiu a chefia de gabinete da Vice Prefeita e recentemente desligou-se da prefeitura para coordenar um escritório político de representação regional dos mandatos do Partido situado em Santa Rosa. "Este é um momento especial para o Partido e para o Brasil. Vivemos acontecimentos extraordinários em nossa sociedade que, imediatamente, projetam o Partido Comunista, como destacada força política e social. Por isso, o convite para que amplos setores da sociedade conheçam as idéias avançadas e a estrutura organizacional do PCdoB é tão bem aceito, por que o PCdoB é um partido para a construção da luta do dia a dia com os olhos no futuro", destacou.

Em relação a 2010, Vinícius Puhl aponta nomes e o projeto político em curso. "Vamos vencer as eleições de 2010, elegeremos deputados estaduais e federais no Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Rosa é um celeiro de quadros e a sociedade santarosense já demosntrou em 2008 que quer mudanças. O PCdoB tem um projeto de poder e está preparado para dar a sua contribuição. O PCdoB estará discutindo e aprovando suas candidaturas locais e regionais a partir desta Conferência Municipal e dentre os nomes mais cogitados a disputar vaga na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados estão o dirigente do Partido, Vereador e Secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Paim e a vice prefeita municipal e coordenadora de políticas para mulheres, Sandra Padilha", afirmou Puhl.

A Conferência Municipal escolheu os delegados que participarão em Porto Alegre, nos dias 02 e 03 de outubro da Conferência Estadual além de eleger a nova direção municipal composta por expressivo grupo de lideranças políticas, dos movimentos sociais, empresários, artistas, intelectuais e trabalhadores em geral de Santa Rosa. O Comitê Municipal estará reunido no dia 25 de setembro para a escolha da nova executiva do Partido, além do Presidente e Vice, já eleitos.

A Conferência foi acompanhada pelo membro do Comitê Central e presidente estadual do PCdoB do Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson, que considerou exitoso o processo de construção do Partido em Santa Rosa e surpreso pela grande conferência realizada. "Este é um grande momento para o Partido e para a cidade de Santa Rosa. O PCdoB se renova e Santa Rosa pode contar com a força e a energia do Partido para avançar em suas conquistas", destacou. Frasson também fez brilhante analise da conjuntura nacional e internacional, apresentou as teses do 12 Congresso do PCdoB e acompanhou a eleição da nova direção do Partido em Santa Rosa.

Nova Direção do PCdoB de Santa Rosa:

Presidente: Vinícius Puhl (Jornalista)
Vice Presidente: Sandra Allembrandt Padilha (Professora e Vice Prefeita Municipal)
Adelar dos Santos (funcionário público, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social e dirigente da Associação dos Municipários)
Alexandre Oliveira (coordenador da Unidade Central de Atendimento Municipal)
Angela Kuhn (Professora e Sindicalista / Pres. Sindicato dos Municipários)
Ângelo Zeni (Professor, Advogado e Secretário de Cultura)
Cecília da Chaga (Agente de Saúde)
Clarice Zientarski (Professora, Doutora em Educação pela UFSM)
Cláudia Karnikovski (Professora e Diretora da Escola Esperoni)
Cristiano Rauber (Empresário)
Jorge Emílio Pydd (Consultor e Estudante de Direito, Presidente do DCE da Unijuí)
Gabriela Betim (Publicitária e Chefe de Gabinete Vice Prefeita)
José Idalino da Rosa (Funcionário Público e Presidente da ASM)
José Padilha (Engenheiro Agrícola e Coord. da Bancada do PCdoB na ALERGS, Assessor Dep. Raul Carrion)
Magnus Langbecker (Funcionário Público, Coordenador da Secretaria de Obras e Presidente da Associação dos Escritores)
Márcio André Sprandel (Metalúrgico, trabalhador da AGCO)
Marcos David Alves (Publicitário e Empresário)
Marinez dos Santos (Pedagoga)
Nelson Sávio da Silva (Funcionário Público)
Neri Barros (Liderança Comunitária e Empresarial)
Paulo Paim (suplente de Vereador e Secretário de Desenvolvimento Social)
Pedro Marcelo Kny (Funcionário Público)
Sonia Conti (Liderança Comunitária, empresária e presidente da Associação Empresarial de Cruzeiro)

Resolução da Conferência Municipal

12º Congresso
Conferência Municipal do PCdoB Santa Rosa
Vai Florescer uma Santa Rosa e um Brasil como nunca se viu!

O Partido Comunista do Brasil realiza seu 12 Congresso nacional sob as luzes de um novo momento, de significado histórico e repercussões extraordinárias no modo de vida de toda a humanidade, em especial do Povo Brasileiro. Sob a bandeira do Socialismo renovado, o PCdoB de Santa Rosa, apresenta algumas idéias, partes constitutivas de um amplo espectro de idéias presentes nos debates deste Congresso Nacional.

O estado brasileiro nasceu subserviente e ainda continua enraizado aos moldes do capitalismo internacional. As contradições históricas evidenciam cada vez mais as mazelas que este sistema representa. O mundo está dividido entre quem vive e quem luta para sobreviver. A injustiça e a desigualdade são profundas e atingem 90% da população mundial. Por isso, não se pode acreditar num sistema que se baseia na exploração dos trabalhadores, no enfraquecimento das nações, na especulação financeira. O Capitalismo vive de crise em crise, desagrega e processa constantemente a destruição de forças produtivas, fechando empresas, reduzindo a produção e jogando milhões ao desemprego.

No Brasil, o governo Lula desafia a lógica do sistema capitalista. Tenta romper com a estrutura do poder econômico galvanizado no âmago do estado constituído. A vitória eleitoral construída pelas forças progressistas de nosso país nas últimas duas eleições, significa um passo a frente na luta pela soberania e independência econômica, social, política, cultural e ideológica do povo brasileiro.

Por sua vez, na contramão da história, o Estado do Rio Grande do Sul, governado por uma tucana paulista nascida em Minas Gerais, encontra-se em queda livre. O governo de Yeda e seus aliados, mergulhado em um mar de lamas sem fim, não consegue dizer a que veio. Com o discurso do déficit zero, achata salários dos servidores públicos estaduais, inviabiliza a máquina estatal, não investe o mínimo exigido constitucionalmente em saúde, educação, segurança e meio ambiente, aumenta a médio e longo prazos a dívida do estado, perde investimentos e arrecadação de impostos, e ao contrário de outros estados brasileiros, desacelera o crescimento e conseqüentemente aumenta o desemprego no estado gaúcho.

Em meio a esta conjuntura diversa e complexa, referida brevemente acima, em Santa Rosa, pela primeira vez na história de seus quase oitenta anos de emancipação política e administrativa, eis que eclodiu e tomou corpo um novo movimento articulado entre forças políticas de esquerda que se apresentou com o petista, Orlando Desconsi, Prefeito e a comunista Sandra Padilha de Vice.

Este projeto alternativo de esquerda, levado a cabo nas eleições municipais foi o vencedor com 42% dos votos válidos. Sendo que as outras duas forças políticas juntas somaram 58% dos votos, majoritariamente. E das dez vagas no legislativo, apenas duas representam o projeto do governo eleito.Ao assumirmos o município em janeiro deste ano, ninguém mais do que o próprio governo, preocupou-se primeiro em dar continuidade a todos os projetos e obras já iniciadas pelos gestores que nos antecederam.

O programa de governo era enfático em dizer que reconhecíamos tudo de bom que fora construído ao longo dos anos, mas que Santa Rosa pode e merece muito mais. Com este propósito, iniciamos o trabalho para implementar e construir as bases para realizar tudo aquilo que havia sido prometido durante a campanha eleitoral. É inegável, o grande esforço do conjunto do governo para cumprir e executar o programa proposto.

Hoje, depois de alguns meses de nossa administração popular e democrática, podemos afirmar com toda a certeza: Estamos no caminho certo, mesmo com todas as dificuldades e limitações enfrentadas, o governo consegue atender as principais demandas que a comunidade exige. Não deixamos nada a desejar em relação aos governos anteriores. Muito pelo contrário, superamos a nossa própria expectativa neste início de processo administrativo.

O atual governo surpreendeu positivamente, isso é inegável, porém, estamos apenas no princípio de um longo e árduo trabalho de construção de uma nova realidade social em Santa Rosa e região. O esforço demandado por este governo está refletindo o que pretendemos fazer até o final de 2012, considerando também a batalha eleitoral do próximo ano. É visível e reconhecido por grande parcela da comunidade local, o grau de comprometimento do governo como um todo. Mas principalmente, do Prefeito e da Vice. Pois o programa de governo está sendo cumprido dentro das possibilidades e necessidades. A avaliação do governo é positiva e satisfatória até aqui, mas muito ainda precisamos fazer para cumprir tudo aquilo que prometemos e o que a população aguarda.

Somos gestores de novos tempos, pois o vento sopra em direção de um futuro mais justo e igualitário, fruto desse trabalho. O PCdoB, força política integrante deste governo, também nos sentimos na obrigação de contribuir para as próximas eleições de 2010. O PCdoB vive um novo momento de expansão e franco crescimento. Amplos setores de nossa sociedade aproximam-se ao Partido, aderem ao seu programa. Em Santa Rosa, a Conferência Municipal do PCdoB, parte integrante do Congresso Nacional, foi antecedida por amplas reuniões preparatórias nos Bairros Cruzeiro, Flores, Planalto, Sulina e centro, que reuniram dezenas de militantes, amigos e simpatizantes do PCdoB.

O Partido conta com a participação de expressivo grupo de lideranças políticas, dos movimentos sociais, empresários/as, artistas, intelectuais e trabalhadores em geral de Santa Rosa. A luta democrática e progressista nos legitima para apresentarmos candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de Deputado(a) Federal e Deputado(a) Estadual. O Partido Comunista do Brasil de Santa Rosa estará discutindo e aprovando suas candidaturas locais e regionais a partir desta Conferência Municipal e dentre os nomes mais cogitados a disputar vaga na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados estão o dirigente do Partido, Vereador e Secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Paim e, da vice prefeita municipal e coordenadora de políticas para mulheres, Sandra Padilha.

Um projeto ousado, inovador e democrático, capaz de mobilizar a sociedade santarosense e regional para o imenso desafio de fortalecer suas lutas, ampliar as conquistas e assegurar uma sociedade mais justa.

18 de setembro de 2009
Conferência Municipal do PCdoB de Santa Rosa/RS

De Santa Rosa
Assessoria de Comunicação