Unidade e renovação marcam Conferência do PCdoB-Recife

Abraços e apertos de mão selando novas amizades e também reencontros. Os militantes chegaram para a Conferência Municipal do PCdoB do Recife no mesmo clima de unidade que tem marcado todo o processo do 12º Congresso Nacional do partido, desde a realização das reuniões de base.

Leandra - PCdoB-Recife

Leandra Silva, que integra a Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD) e é delegada do Orçamento Participativo, contou da sua satisfação em estar participando da Conferência. Eleita para a direção do Comitê Distrital Oeste, ela havia reunido em sua casa onze amigos com algum tipo de deficiência e, desses, dez se filiaram ao partido. "Eu gostei do projeto do PCdoB e quero aprender mais. Isso dá sentido à vida. Tendo uma força política a gente consegue ajudar mais a pessoa com deficiência, pois quem anda de cadeira de rodas enfrenta muitos problemas de acessibilidade. A gente também quer participar dos assuntos do bairro e mudar a Associação de Moradores”, explicou. Leandra foi uma entre os muitos militantes recém- filiados no Recife a ouvir atentamente a intervenção do dirigente nacional do PCdoB, Aldo Arantes, sobre o Novo Programa Socialista e a Resolução Política sobre a conjuntura brasileira.

Cerca de 270 delegados eleitos, representando 1.400 militantes, dedicaram o domingo (20), no Auditório da Universidade Católica, ao debate do novo Programa Socialista com o entusiasmo de um partido que cresce e tem motivos de sobra para se orgulhar.

“O capitalismo é um velho morimbundo”

Para o membro da Comissão Política Nacional, Aldo Arantes, a crise econômica mundial revelou o quanto o neoliberalismo, que permitiu ao mercado reger as realizações da sociedade, contribuiu para o agravamento das condições sociais e para a negação do desenvolvimento, trazendo à tona toda a atualidade da teoria marxista. "O que na opinião da burguesia era coisa ultrapassada mostrou que tem um sólido fundamento científico e colocou o socialismo na ordem do dia", afirmou.

Ao avaliar as experiências socialistas no mundo, Aldo Arantes disse que o processo de mudança de um sistema para outro é demorado e comparou a queda do sistema socialista no Leste europeu a "uma criança que tropeça e cai, enquanto o capitalismo é um velho moribundo". Ele ponderou sobre a necessidade do acúmulo político, cultural e social na transição do capitalismo para o socialismo para evitar retrocessos e disse que não há modelo único de socialismo, não sendo possível, portanto, repetir no Brasil a experiência da antiga União Soviética, ou de Cuba, China ou Albânia. “O marxismo não é uma bíblia. É preciso adaptá-lo à realidade específica da cada país, captar a realidade objetiva e subjetiva de cada povo”.

Na opinião do dirigente, a crise do capitalismo levou ao declínio político dos EUA e fez emergir países como a China, Rússia, Brasil e África do Sul. “Está em curso uma revolução silenciosa nos países que não se submeteram à ordem neoliberal, nem à lógica do sistema financeiro”. Ele elencou as medidas adotadas pelo governo do presidente Lula para conter o forte impacto da crise sobre o Brasil – que acabou sendo bem menor do que a burguesia esperava – e permitir a rápida retomada do desenvolvimento econômico. “Só no mês de agosto houve a geração de 200 mil empregos formais e até o final do ano a expectativa é que o Brasil registre um milhão de novos empregos. Já o PIB pode crescer em 2010 próximo a 5%”.

Sobre a sucessão do presidente Lula, o partido prevê uma disputada acirrada nas eleições de 2010. “Interessa-nos polarizar e politizar a campanha. Mostrar ao povo brasileiro que existem dois projetos: um que precisa continuar para distribuir renda, melhorar as condições de vida dos trabalhadores e ampliar os investimentos em educação, ciência e tecnologia. E, do lado de lá, estão a burguesia financeira, a mídia e os imperialistas tentando desconstruir o projeto de transformação social iniciado no governo Lula, que nos distancia da perspectiva da socialismo”.

Ao final, Aldo Arantes fez questão de revelar a sua satisfação em participar da Conferência do Recife: “Em nome do CC, avalio esta como uma conferência vitoriosa pela mobilização feita, pelo nível das intervenções e pela preocupação de se aprofundar nas teses do Partido. O PCdoB de Pernambuco evoluiu com base na unidade política e ideológica, experimentou um crescimento em termos quantitativos e qualitativos”.

O Partido cresce

Mereceram destaque as intervenções de antigos e novos militantes sobre o programa, a emancipação feminina, a democratização dos meios de comunicação, a política de quadros e a atuação do partido no Recife. Lideranças comunistas do Estado, a exemplo da secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o deputado estadual Luciano Moura fizeram saudações especiais à Conferência.

A deputada estadual Nadegi Queiroz, que sai do PMN para se filiar ao PCdoB ampliando a bancada para três parlamentares, se referiu ao “jeito democrático e verdadeiro do PCdoB, que permite que as pessoas sejam escutadas”. Colocando-se à disposição do partido, falou também que chega para ampliar a presença feminina na Assembléia e que estará empenhada na candidatura de Luciana Santos à deputada federal.

O até então presidente municipal do PCdoB, Luciano Siqueira, ao apresentar a nominata proposta para a nova direção, emocionou os militantes ao falar que o partido deve crescer mantendo o zelo por sua essência revolucionária: o espírito coletivo, a coesão e a defesa do partido, não permitindo arranhões nos princípios fundamentes do PCdoB e nem a formação de grupos. “Mesmo os mais jovens precisam entender o valor da submissão do interesse pessoal ao interesse coletivo”, afirmou.

A nova direção eleita é composta por 31 nomes:

1. Alessandro Freitas
2. Almir Fernando
3. Amanda Melo
4. Ana Magalhães
5. Ana Cristina
6. Anderson Wallace
7. Augusto Semente
8. Carlos Rocha
9. Daniel Max
10. Eufrásio Elias
11. Fernanda Lima
12. George Braga
13. Glauce Medeiros
14. Inamara Mélo
15. Isaac Cassimiro
16. João Adolfo
17. Jobson Pires
18. José Bertotti
19. José Audísio Costa
 20. Tadeu Lira
 21. Luciano Siqueira
 22. Luis Henrique
 23. Manoela Braga
 24. Cida Pedrosa
 25. Mikaelly Carvalho
 26. Paula Borges
 27. Paula Falbo
 28. Sérgio Campello
 29. Valmir Rufino
 30. Vicente André Gomes
 31. Waldemis Ferreira

De Recife, 
Inamara Melo, para o site do vereador Luciano Siqueira

Atualizada dia 22/09, às 11h48