Seminário discute Políticas Públicas para o Livro e Leitura

O escritor critica a falta de apoio do poder público para novos autores. Já proprietários de pequenas e médias livrarias queixam-se da ausência de incentivos econômicos, fiscais e políticos para manterem-se no mercado. O leitor de baixa renda diz que na sua vizinhança não há uma boa biblioteca disponível ou a existente possui um acervo aquém das necessidades da comunidade. Este é um cenário que se constitui atualmente, mas que pode ser modificado por meio de políticas públicas.

Com o objetivo de integrar escritores, editores, ilustradores, livreiros, distribuidores, mediadores de leitura e leitores, além de outros integrantes da Cadeia do Livro, o Fórum de Literatura do Estado do Ceará (FLEC) realizará nos dias 24 e 25 de setembro, o Seminário – Do Autor ao Leitor: Caminhos da Literatura, do Livro e da Leitura no Estado do Ceará.

Para provocar o debate, haverá uma palestra de abertura com o jornalista e escritor Lira Neto, que já percorreu grande parte da cadeia do livro, e com o também jornalista Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados do Livro e da Leitura. No dia 25, quatro Núcleos (Cadeia Reguladora, Cadeia Criativa, Cadeia Produtiva e Cadeia Mediadora e Formadora) irão reunir-se para relacionar sugestões para a elaboração da Carta do Ceará, que será destinada a parlamentares e gestores municipais e estaduais.

O evento é uma realização do FLEC e da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa e da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Fortaleza.

Serviço

Local: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará
Data: 24 e 25 de setembro

Sobre o Fórum

Segundo as Normas de Funcionamento, o FLEC é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a participação democrática dos diversos segmentos sociais que integram o universo da literatura e a articulação e o debate nos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais especialmente ligadas à literatura.
O FLEC se fundamenta no princípio da transparência e da democratização da gestão cultural no âmbito da literatura, constituindo-se em espaço permanente de diálogo e de consulta para participação da sociedade civil na formação de políticas de cultura. Ele é formado por membros de instituições formais e informais.

Entre as principais atribuições do Fórum está a tarefa de propor políticas culturais de literatura para o Estado, promover e/ou participar de discussões públicas em torno da proposta orçamentária anual do Estado para investimentos no setor e estimular a democratização, descentralização e disseminação de atividades de produção e difusão da literatura no Estado.

Programação

24/09

14h Credenciamento

14:30 Palestra “Desvendando o Caminho do Livro”
Com o jornalista e escritor Lira Neto e o jornalista Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados do Livro e da Leitura

17h Debate

Dia 25/09

8h Divisão em Núcleos:

Núcleos de Trabalho:
Regulador – Auditório Deputado Manoel Castelo de Castro (3)
Criativo – Auditório Deputado Carlos Eduardo Benevides ( 6)
Produtivo – Auditório Deputado Joel Marques (4)
Mediador e Formador – Auditório Deputado Antônio Gomes de Freitas (5)

8h10 as 12h00 Debates

12h00 as 13h30 Almoço.

25/09 – Tarde

13h30 as 16h00 Apresentação dos Grupos de Discussão

16h00 as 16h15 Intervalo

16h15 as 18h00 Elaboração da Carta do Ceará

Informações

As inscrições são realizadas através do preenchimento da ficha que está disponível no blog: www.forumdeliteraturace.wordpress.com Ou poderá ser solicitada por e-mail, [email protected]

Fonte: Assessoria de Imprensa do FLEC