Rio: 2.670 comunistas debatem teses e renovam comitê municipal

Nos dias 18 e 19, aconteceu a 11ª Conferência do PCdoB carioca. No primeiro dia, as teses foram apresentadas pelo presidente nacional do Partido, Renato Rabelo. No dia seguinte, foi a vez dos debates e a eleição do novo Comitê Municipal, que renovou parte da sua direção e manteve quadros experientes. Romário Galvão foi eleito o novo presidente do PCdoB da cidade do Rio. Na base, o Rio de Janeiro conseguiu mobilizar  2.670 militantes. 

Renato abre conferência do PCdoB-Rio

A abertura da conferência, que aconteceu no Rio’s Presidente, ficou por conta do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que falou sobre o Novo Programa Nacional de Desenvolvimento, o marco civilizatório e as vantagens do país. Segundo Renato, “o Brasil é um país jovem, que construiu um povo uno e com um grande território”. Destacou ainda a construção de um Estado moderno e a consolidação das leis trabalhistas, com Getúlio Vargas, e o rumo socialista para o país.

Para Renato, a eleição de Lula abre um novo ciclo político no Brasil, porém apenas no segundo mandato foi delineado um projeto de desenvolvimento, com a criação do PAC. Segundo o dirigente nacional do PCdoB, isso se deveu também à grave situação do país, a herança maldita deixada por FHC. “Fernando Henrique não moveu uma palha na estrutura brasileira”, criticou.

O presidente do PCdoB ainda falou sobre a nova política de quadros e ressaltou a importância do próximo congresso do Partido. Segundo Renato Rabelo, o 12º Congresso pode dar uma grande contribuição para que o partido alcance um novo patamar e possa influir nos rumos do Brasil.

O primeiro dia da conferência contou também com a presença da presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, da secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, do deputado federal Edmilson Valentim, do vereador Roberto Monteiro, da presidente da UEE-RJ, Flávia Calé, da presidente da Ames, Tainá Lima, do vereador do PCdoB de Nova Iguaçu, Fernando Cid, da diretora da Unegro Mônica Custódio, do representante da OAB, Cláudio Pereira, e de Márcia Araújo, do Conselho Regional de Medicina.

Debate

O segundo dia ficou reservado para os debates sobre as teses. Foram 40 inscrições de militantes que abordaram diversos temas. Por fim, a eleição – de forma secreta, como manda o estatuto – da nova direção municipal e os delegados para a conferência estadual do PCdoB.

Dos 257 delegados credenciados, 189 votaram e elegeram os 35 membros do Comitê do PCdoB carioca, sendo 24 homens e 11 mulheres. Após a proclamação do resultado, o Comitê Municipal elegeu Romário Galvão para a presidência do Partido na capital.

Nesta terça-feira (22), a direção municipal elegerá a Comissão Política do Partido.

Veja abaixo a lista com todos os nomes do comitê eleito:

Antônio Ferreira de Melo (Xaolin)
Ângela Maria Ramos de Sá
Claudia Menezes Vitalino
Carlos Augusto dos A. Estrela
Douglas Pereira da Silva
Elisabete Aparecida Dias da Silva (Tia Bete)
Emerson Martins de Carvalho
Fernando Antonio S. Amorim
Fabiana Silva Pinto
Gilberto Coelho (Betão)
Helena F. Magalhães (Helena Piragibe)
Heloisa da Silva Vieira
José Teixeira
José Ivanildo da Silva
Julia Ghiatza Fadul
José Carlos Madureira Siqueira
Kátia Lucimar Rocha Branco
Lucio Fraguito
Luis Carlos Padilha Arêas
Maria Lucia Fernandes Salino
Mônica Simioni
Marcos Oliveira (Marcão)
Mario Del Rey Pinto
Mônica Miranda da Cunha
Paulo César dos Santos Oliveira (PC)
Pedro de Jesus (Enfermeiro)
Pedro Paulo Ribeiro
Ronaldo Ferreira Martins (Ronaldão)
Rodrigo (Lua) de Araújo Costa
Roberto Monteiro Soares
Roberto Nunes Junior
Romário Galvão Maia
Roberto Batista Fernandes
Rodrigo Weisz (Digão)
Severino Marcos G. da Silva

Da redação local

Atualizada em 22/09 às 11h37