PCdoB de Goiânia realiza Conferência Municipal

Os comunistas goianienses realizaram neste sábado, dia 19 de setembro, na Assembléia Legislativa de Goiás, a Conferência Municipal do 12° Congresso. Além do debate das teses, foi discutido o projeto Político Eleitoral/2010, o novo Sistema de direção municipal e eleitos os delegados e delegadas para a Conferência Estadual.

Na capital goiana, a Conferência foi instalada pela vice-presidenta do PCdoB de Goiânia, Lúcia Rincon, no auditório Costa Lima. Após a aprovação das normas congressuais e do regimento interno, um vídeo sobre as teses do 12° foi apresentado para os cerca de 70 delegados e delegadas da Conferência.

Além de Lúcia Rincon que dirigiu os trabalhos, a mesa diretora foi composta pelo presidente estadual do PCdoB de Goiás, Luiz Carlos Orro; pelo vereador por Goiânia, Fábio Tokarski; pelo secretário sindical do Comitê de Goiânia, Ubaldo Barbosa e Celma Grace, liderança comunitária e membro do Comitê da capital goiana.

No Plenário, várias lideranças de movimentos sociais, como a presidenta da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher, Eline Jonas; a presidente da CTB em Goiás, Ailma Maria; o presidente do sindicato dos Odontólogos, José Carrijo Brom; a presidenta do Centro Popular da Mulher, Dila Resende; o dirigente da Unegro-GO, Paulo Victor Gomes, vice-presidente da UNE-GO, Valdeci Neto.

Além de professores da rede pública e privada, membros de entidades, associações e sindicatos como da educação, servidores públicos, esportistas, representantes do movimento comunitário, da frente de mulheres, da União da Juventude Socialista, da saúde, cultura, entre outros participaram da Conferência.

O tema A Crise do Sistema Capitalista foi apresentado pelo vereador Fábio Tokarski, o Programa Socialista para o Brasil e a Política de Quadros pelo secretário de organização do PCdoB de Goiás, João Guimarães.

O presidente estadual, Luiz Carlos Orro apresentou a proposta de projeto eleitoral 2010 e do novo sistema de direção municipal de Goiânia, em que a Comissão Política do Estadual representa o Comitê da capital.

O novo sistema apresenta também uma forma organizacional que contará com dois Comitês Intermediários que dirigirá cerca de 10 Organismos de Base, além do Coletivo de Juventude.

“O PCdoB em Goiânia está em boa fase de recuperação de espaços, de projeção política. Em 2008, elegemos 8 vereadores no estado. O Congresso Estadual de Criação da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – foi vitorioso, temos camaradas atuando em 37 prefeituras e várias lideranças novas tem se filiado ao partido”, comenta Orro.

Ainda segundo o presidente estadual do PCdoB, as Conferências municipais têm mobilizando a militância em um novo sistema de direção. “Com esse novo sistema que estamos discutindo, acreditamos que poderemos dinamizar ainda mais o funcionamento e o crescimento partidário”, finaliza Luiz Carlos.

Em votação foram aprovados os nomes dos delegados e delegadas para a etapa estadual que se realizará nos dias 03 e 04 de outubro, no auditório Jaime Câmara – na Câmara Municipal de Goiânia.

Um Ato Político está previsto para ocorrer ás 12 horas. Foram convidados os prefeitos, de Goiânia, Íris Rezende, de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, de Anápolis, Antonio Gomide, além dos presidentes de partidos políticos aliados, deputados estaduais, secretários, vereadores, entre outras autoridades e representantes de movimentos sociais no estado.

De Goiânia,
Eliz Brandão