ONG inicia projetos de comunicação e educação para a juventude

Com objetivo de incentivar a participação social dos jovens como produtores de comunicação, a ONG Catavento Comunicação e Educação inicia as atividades do projeto “Agência Torpedo de Notícias – Alô Cidadão”. Os adolescentes envolvidos nas atividades do projeto produzirão notícias que serão enviadas via torpedo de celular para outros jovens, de acordo com as áreas de interesse.

A iniciativa, que tem duração de 12 meses, está dividida em duas etapas: no primeiro momento os estudantes irão participar de uma formação em jornalismo social, em que discutirão recepção crítica da informação, técnicas básicas em jornalismo social e tecnologias digitais. A formação também contará com a realização de palestras e grupos de discussão. Na segunda fase do projeto, que tem previsão para começar em janeiro de 2010, os participantes irão produzir conteúdo informativo para ser enviado via torpedo de celular e também para ser publicado no portal da Agência.

No decorrer do projeto, os jovens participarão de atividades culturais, em que conhecerão as diversas realidades de Fortaleza, tais como teatro ou cinema, conhecerão experiências desenvolvidas por outras organizações sociais e irão a uma festa em alguma comunidade, dentre outras atividades.

O objetivo desta ação é realizar um intercâmbio cultural pela cidade e potencializar a divulgação de ações culturais de interesse dos jovens. As escolas selecionadas para o projeto em 2009 são todas localizadas em Fortaleza: Demócrito Rocha (Messejana), Monsenhor Linhares (Parquelândia), José Batista de Oliveira (Panamericano) e Maria Odnilra Cruz Moreira (Cidade 2000).

Fonte: Agência de Notícias Esperança (AnotE)