Sem categoria

Inácio anuncia retorno de Zelaya em reunião do Parlasul

Logo após o início da 19ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), nesta segunda-feira (21) em Montevidéu, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, havia voltado a seu país. O senador brasileiro manifestou aos demais parlamentares do Mercosul sua expectativa de que Zelaya reassuma o seu cargo.

A possibilidade de regresso do presidente hondurenho deposto ocorre em meio à campanha para as eleições convocadas para o dia 29 de novembro, pleito que a Organização de Estados Americanos (OEA), o Brasil e a maioria dos países da região afirmaram não reconhecer caso Zelaya não seja restituído.

Segundo notícia divulgada por agências internacionais, Zelaya se encontra na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital de Honduras. Em entrevista, ele agradeceu o apoio do presidente Lula e afirmou que o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, chegará a Tegucigalpa nesta terça-feira (22) para mediar uma solução para o impasse político no país.

A volta de Zelaya pode reativar o acordo de San José, rejeitado por Micheletti e seus aliados, que prevê, entre outros pontos, o retorno de Zelaya à Presidência, a antecipação das eleições gerais agendadas para novembro e o abandono da proposta de consulta popular para convocar uma Assembléia Constituinte.

De Brasília
Com agências