Prefeito de Juazeiro entrega casa aos usuários do TFD em Salvador

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa entregam na próxima segunda-feira (21/9), a nova casa que abrigará os usuários e acompanhantes do Tratamento Fora Domicilio (TFD), em Salvador. A solenidade acontecerá às 14h30, no bairro Rio Vermelho, Rua Alagoinhas, 236. Com estrutura adequada para o alojamento dos pacientes e familiares, o local vai funcionar com 9 quartos, sendo 6 suítes e espaços coletivos amplos (sala, varanda, sacada).

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) contratou também equipe qualificada para prestar assistência aos usuários do TFD. A residência terá um gerente administrativo, cozinheiro supervisionado por nutricionista para garantir uma dieta saudável, carro a disposição do motorista para os serviços hospitalares e deslocamento dos pacientes para as unidades, além de profissional responsável pelos serviços gerais, oferecendo aos residentes, local limpo e isento de qualquer tipo de sujeira ou infestação ruim para a saúde do paciente que já chega debilitado em Salvador.

Segundo informações do secretário de saúde do município, Ubiratan Pedrosa, a nova casa atenderá a comunidade com mais comodidade, segurança e humanização. “A atual pousada, sediada no Barbalho, usada para o TFD é inadequada para a acomodação dos pacientes e acompanhantes. O local não é apropriado, devido às infiltrações na estrutura física do prédio, falta de espaço e outros fatores essenciais para a comodidade dos residentes. A pousada possui apenas um banheiro para os homens e um para as mulheres, além disso, as crianças ficam alojadas com os adultos, independente da patologia”, argumentou.

Além da nova casa que será entregue, os pacientes do TFD já receberam da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, mais um ônibus para atender melhor e com conforto os usuários do SUS que fazem o Tratamento Fora Domicílio (TFD), e que agora passam a ter a disposição dois veículos, que serão usados para o deslocamento dos pacientes que necessitam de cuidados de saúde em Salvador-BA. O ônibus tem ar-condicionado, poltrona reclinável, porta-pacote e bagageiro para malas, além de ter 27 lugares.

Fonte: Secretaria de Saúde de Juazeiro