Ivina Carla – Erguer a bandeira em defesa do MST

"A CPI é para apurar a farra da ilegalidade", frase da DEMoníaca senadora Kátia Abreu, referindo-se ao MST depois do bombardeio da Revista VEJA e do jornal Estado de São Paulo, componentes de defesa da elite brasileira que não poupam os argumentos falaciosos.

MST

A reforma agrária é uma luta histórica do movimento e esses conservadores malditos, que se apossam de terras, se acham no direito de barrar a reivindicação de muitas famílias que não tem onde plantar, não tem como sobreviver. O MST é o que eu considero de mais legítimo nesse país de força, garra e combatividade.

Defender uma CPI sob a alegação de que o movimento atenta contra o Estado de direito. Mas de quem é esse Estado e de quem são os direitos? Os veículos que promovem essa série de reportagens contras os movimentos sociais estão do lado dos grandes latifundiários desse país.

Veja, Folha e Estadão contribuem com a concentração de renda, o aumento das desigualdades e promovem um atentado contra o que poderia ser democrático, dá vez e voz ao movimento. Mostrar um lado que é a versão dos proprietários de terras é disseminar a chaga maior que existe na nossa humanidade: a individualidade que faz parte da lógica capitalista.

Precisamos compreender que estamos bem no centro da batalha, diz respeito a 2010, a uma nova aurora na América Latina. Nosso lugar sendo ao lado do povo. É mais do que urgente fazer uma ampla defesa dos nossos amigos e amigas sem-terra, sabemos da luta deles e não podemos permitir que tentem os apagar da história.

MST, a luta é pra valer!

Ivina Carla é acadêmica de Jornalismo