Solenidade comemora o bicentenário de Louis Braille

Em comemoração ao bicentenário de Louis Braille, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) fará Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza, no dia 18 de setembro, às 9h30min. O ano de 2009 marca o bicentenário de nascimento de Louis Braille (1809), criador do sistema de leitura e escrita para cegos, que ficou conhecido como Sistema Braille.

O Braille se utiliza do tato, baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicográfica e informática.

Na ocasião, serão homenageados a professora universitária Itelvina Marly Góes Sampaio , o jornalista Eliano Gino de Oliveira, a primeira professora do Instituto dos Cegos Rivalda Sales e o presidente do SESC Luiz Gastão e o líder comunitário Aírton Falcão do bairro Antônio Bezerra.

Projeto de Lei

Já foi aprovado na Câmara dos vereadores um projeto de lei (n° 0003/2009), de autoria da vereadora Eliana Gomes, que institui o “Dia Municipal do Sistema Braille”, a ser comemorado anualmente em Fortaleza, no dia 08 de abril. Data em que nasceu José Álvares de Azevedo em 1834, quem trouxe ao Brasil o sistema Braille. Azevedo estudou o método durante seis anos e ensinou o sistema, escreveu em jornais sobre as possibilidades educacionais dos deficientes visuais e iniciou um verdadeiro processo de conscientização da sociedade brasileira sobre a realidade da pessoa cega.

Para a vereadora o “Dia Municipal do Sistema Braille” irá fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega. “É preciso concretizar as políticas públicas dos direitos dos portadores de deficiências visuais. Eles precisam ser incluídos socialmente. As escolas têm que se adaptar para recebê-los, sendo necessário também a colocação de mais sinais sonoros na cidade”, explica a vereadora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)