Rio aparece como favorito para sediar Olimpíadas de 2016

A candidatura da cidade do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 continua em alta. Segundo o site GamesBids.com, especializado em candidaturas de eventos patrocinados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Rio é a cidade favorita para vencer a disputa pela sede das olimpíadas.

Além do Rio, concorrem Chigaco, Tóquio e Madri. A capital carioca aparece com 61,61 pontos, enquanto Chicago tem 60,01, Tóquio 59,20 e Madri soma 57,80. A pontuação é baseada em um modelo matemático criado pelo GamesBids.com, que acertou ao afirmar que Londres seria a cidade-sede das Olimpíadas de 2012.

O resultado oficial será divulgado no dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca. Segundo o GamesBids, alguns elementos ajudaram a aumentar a pontuação do Rio: o apoio do público e um orçamento realista. Além disso, destaca-se a parceria entre as três esferas de governo (municipal, estadual e federal) na realização dos jogos e o bom projeto apresentado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Outro ponto positivo é o fato da América do Sul nunca ter sediado uma Olimpíada.

Um dado novo na pesquisa é o avanço de Chicago, que aparece em segundo lugar. O crescimento seria explicado por dois motivos: primeiro porque o Comitê Olímpico americano recuou da ideia de lançar um canal de TV especializado, que poderia concorrer com as transmissões oficiais de eventos do COI, e segundo porque o prefeito da cidade, Richard Daley, recebeu sinal verde da câmara para cobrir qualquer prejuízo que a organização do evento possa trazer para a cidade. A princípio, não havia garantias oficiais, o que tornava a candidatura fraca.