12o. Congresso: processo mais participativo e democrático

Texto de Milton Alves e Joel Benin*

Em pleno processo de realização das conferências municipais, no bojo da mobilização da militância, a direção partidária promove um esforço de ampliar, e incentivar um amplo e multilateral método de consultas, que inclui a auto avaliação dos dirigentes, à consulta aos comitês municipais, as macros regionais e as frentes de massas para a construção de uma proposta de futuro Comitê Estadual, que contemple o espectro partidário – mais diversificado , plural e representativo.

A adoção de métodos renovados e mais contemporâneos é um indicador do esforço para uma vida partidária mais regulada e crescentemente democratizada.
Trata-se também da preparação do partido para uma atuação política mais protagonista, buscando realizar seus objetivos táticos e estratégicos.

Todo esse esforço tem consonância com a implementação da nova política de quadros e prioriza um foco na estruturação partidária, abrindo uma perspectiva de ação política mais concentrada nas áreas fundamentais do nosso projeto partidário, que significa um partido forte entre os trabalhadores, a juventude e a intelectualidade avançada – forças fundamentais e motrizes do programa transformador que reivindicamos e defendemos para o Brasil.

Evidentemente, que todo esse esforço visa assegurar um partido pronto para maiores desafios e responsabilidades – como a luta para ampliar a nossa representação no parlamento federal em 2010, o esforço de fortalecimento da central classista , a CTB, e um partido mais organizado e estruturado nos estados e nos municípios.
Por último, saudamos a realização das conferencias municipais, momento do grande debate da vida partidária e da renovação das nossas idéias, programas e sonhos.

Joel Benin – Secretário de Organização do PCdoB PR
Milton Alves – Presidente estadual do PCdoB PR