Mulheres entregam a Lula carta em defesa da Lei Maria da Penha

Durante inauguração do primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), um grupo de mulheres, entre elas, a vereadora Eliana Gomes, entregou duas cartas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva com assinaturas de homens e mulheres em defesa da Lei Maria da Penha.

“Não vejo hipótese de alguém tentar acabar com a lei que dá segurança às mulheres brasileiras. Eu queria que vocês fossem em público aquilo que vocês são em casa, onde eu sinto que as mulheres têm um poder de fogo extraordinário”, disse o presidente Lula iniciando seu discurso.

A inauguração ocorreu na noite da quinta-feira (10/09), na Barra do Ceará. O nome do equipamento é uma homenagem ao revolucionário Ernesto Che Guevara e está localizado na Secretaria Executiva Regional (SER I). O evento contou com as participações, da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes, dos ministros da Educação (Fernando Haddad) e Cultura (Juca Ferreira), do senador Inácio Arruda e alguns deputados federais da bancada cearense como Chico Lopes.

Foram entregues dois manifestos, um intitulado “Carta ao Lula” feito pelos movimentos de mulheres e um, intitulado "Carta de Fortaleza", no qual promotores de Justiça pedem que os parlamentares cearenses aprofundem o projeto de lei 156/09, oriundo do Senado Federal, que, segundo os membros do Ministério Público, se aprovado, ameaça a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha).

"As mulheres vão ter que exercitar o poder de fogo que têm dentro de suas casas e dar uma lição em nós políticos", comentou Lula após saber do manifesto. Fizeram parte do grupo em defesa da LMP, na inauguração do CUCA, as vereadoras Eliana Gomes e Eliane Novais, a Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB, Teresinha Braga Monte, representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) e Centro Socorro Abreu, Defensoria Pública e Promotoria de Mulheres.

As assinaturas em defesa da Lei foram colhidas em três momentos, por uma iniciativa da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Fortaleza, em Audiência Pública na Praça do Ferreira, no terminal do Siqueira e na Praça José de Alencar. Além de serem colhidas assinaturas também em outros eventos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes