Lula Morais diz Governo tomou medidas certas para enfrentar crise

O deputado Lula Morais (PCdoB) comemorou nesta terça-feira (15/09), em plenário, as medidas tomadas pelo Governo Federal, para enfrentar a crise econômica desencadeada nos Estados Unidos há um ano. Segundo ele, a tranqüilidade com que com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu a crise gerou críticas por parte da oposição, porém, obteve êxito.

Entre as medidas adotadas pelo presidente Lula, o parlamentar citou o aumento real superior a 6% do salário mínimo, que começou a ser pago a partir de março; todos os benefícios pagos pela previdência, cujo valor é superior a um salário mínimo e foram reajustados de acordo com a inflação passada; ampliação do crédito direcionado, principalmente, aqueles que são ofertados pelas instituições financeiras públicas, especialmente, o BNDES, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil; a criação de duas novas alíquotas de imposto de renda sobre a pessoa física, o que fez aumentar de forma significativa a renda disponível, e a decisão de inclusão de mais 1,3 milhão de famílias no programa Bolsa-Família. “Ele reforçou o PAC, um plano de grande impacto para amortecer os efeitos dessa crise”, acrescentou.

Lula Morais mencionou como um dos sinais de sucesso nas ações para conter a crise, a queda da taxa de desemprego por quatro meses consecutivos e o saldo líquido de admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada que foi negativo de novembro de 2008 até janeiro de 2009 e tornou-se positivo a partir de fevereiro, gerando empregos em número crescente, em 2009, já foram criados 438 mil novas vagas.

Neste ano, de acordo com o comunista, o Brasil se prepara para sair da recessão com indicadores positivos, quando comparados às principais economias do mundo. Citando previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), ele comunicou que o país, ao lado de outros emergentes, recupera-se mais rapidamente e também amplia a margem de vantagem em relação ao crescimento dos países ricos.

CPI da Coelce

O parlamentar anunciou ainda a aprovação de requerimento para a realização, no próximo dia 2 de outubro, às 15 horas, no Complexo das Comissões Técnicas, de audiência pública conjunta da CPI do aumento da tarifa de energia elétrica, da qual é relator, e a CPI da Aneel, do Congresso Nacional. A iniciativa vai garantir a convocação das instituições que não compareceram a CPI do aumento da energia como a Petrobras, a Aneel, a TermoFortaleza e o Operador Nacional.

Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) lembrou que faz um ano da queda do banco americano que desencadeou a crise mundial e afirmou que “hoje se pode comemorar a forma como o Governo Federal atuou para enfrentar a crise”, contrariando alguns opositores das medidas impostas. Na avaliação dele, a atitude do governo diante da crise foi de “alta relevância”, fazendo com que “nós não sentíssemos tanto”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL