Sem categoria

Lula calcula 150 mil novos empregos em agosto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14), durante entrevista a rádios de Roraima, que a geração de empregos formais em agosto deve chegar a 150 mil e bater o recorde deste ano. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), segundo o presidente, serão divulgados na próxima quinta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho.


"Certamente vamos bater outra vez recorde de criação de empregos, deve ser por volta de 150 mil empregos. Enquanto o mundo inteiro está tendo desemprego, vamos chegar ao fim do ano com quase um milhão de empregos novos criados com carteira assinada", disse Lula.

Segundo o presidente, a recuperação aconteceu porque o Brasil tomou as providências necessárias com rapidez. "Material de construção civil, no auge da crise lançamos o programa 'Minha Casa Minha Vida', que é um desafio. Vamos terminar o ano numa fase boa e vamos começar o ano melhor ainda", avaliou.

O último Caged registrou a criação de 138.402 vagas formais em julho de 2009, o melhor saldo registrado no ano e o quarto maior da série histórica, segundo dados do cadastro. O número é 0,43% maior do que o registrado no mês anterior, mas é menor do que o referente a julho de 2008, quando foram criados 203.218 postos.

No acumulado do ano, o saldo é de 437.908 postos. O único mês do ano com saldo negativo foi janeiro (veja o gráfico). Mas mesmo que o Caged de agosto traga os 150 mil empregos esperados por Lula, isso apenas contrabalançará a trágica redução de dezembro passado, quando 655 mil postos de trabalho foram suprimidos.

Da redação, com agências