Ceará realiza ato em prol da redução da jornada de trabalho

Mais de 300 sindicalistas participaram na manhã de hoje (14.09), do ato público pela aprovação da PEC 231/1995, que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários, contando com a participação de parlamentares federais e estaduais.

Ato público

O senador Inácio Arruda, autor da proposição junto com o senador Paulo Paim, também esteve presente ao ato público. Ele defendeu uma grande mobilização popular em torno da proposição que deverá ser votada ainda esse ano na Câmara Federal e pediu aos sindicalistas para que lotem as galerias da Câmara e a Explanada dos Ministérios no dia da votação.

"Temos que colocar a mídia para acompanhar essa votação", esclareceu o senador, informando que o patronato já está pensando em propor a redução de duas horas de trabalho, em vez de quatro horas, como prevê a PEC. “Se eles estão com essa idéia é porque sabem que vão perder no dia da votação da Câmara. Daí a importância da mobilização popular”, disse.

Ainda em sua fala, Inácio mostrou a necessidade de pressionar os parlamentares para a aprovação final da matéria no plenário da Câmara. "Já alcançamos uma vitória extraordinária na Comissão Especial que discute o mérito. A vitória no plenário da Câmara, repercutirá positivamente no Senado, uma casa muito mais conservadora".

De acordo com pesquisa realizada pelo DIEESE, a redução da jornada de trabalho vai proporcionar a abertura de mais de 2 milhões e meio de postos de trabalho. A justificativa do empresário de que a crise econômica é um empecilho para a redução da jornada, foi de “água a baixo”. A produtividade da economia brasileira dobrou nos últimos 15 anos e esse bolo não foi dividido com os trabalhadores. Outra alegativa é que a redução da jornada vai aumentar a malandragem. Para Inácio, esse é um pensamento daqueles que querem conservar a escravidão.

O ato público foi promovido pelas centrais sindicais – CUT, UGT, CTB, Força Sindical, com o apoio do gabinete do senador Inácio Arruda e contou com as presenças dos deputados estaduais Nelson Martins e Lula Morais, dos deputados federais Chico Lopes, Airton Cirilo e Eudes Xavier e do vereador Ronivaldo Maia e de representantes da Nova Central. Todos rechaçaram a posição do empresariado e defenderam a aprovação da PEC que reduz a jornada de trabalho, fato que vai ter uma grande repercussão em toda a América Latina.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda