Bom Jesus sedia Conferência Territorial de Comunicação

A 1ª Conferência de Comunicação do Piauí foi aberta na noite de sexta-feira (11), no município de Bom Jesus com uma proposta de reflexão da comunicação e de apontar diferentes alternativas para a utilização dos meios de comunicação. A abertura do evento foi feita pelo Coordenador Estadual de Comunicação o professor Wellington Soares, e, contou com a presença de comunicadores, professores, estudantes e seguimentos do setor público.

O evento conta com uma programação que inclui mesas de discussões, palestras e escolha de delegados para a conferência estadual. Entre os conferencistas deste sábado, estão o diretor presidente da Cepro-Pi, Oscar de Barros, que falará sobre os princípios da Comunicação; o jornalista Márcio Araújo, que falará sobre Comunicação Comunitária e Jessé Barbosa que discutirá o tema Controle Público.

A programação da manhã deste sábado, conta também com a participação do professor e jornalista Orlando Berti que fala sobre Convergência e a Comunicação na Região da Chapada das Mangabeiras. Haverá também mostra de vídeos.

Segundo um dos coordenadores do evento, Jessé Barbosa, desde o ano passado vem trabalhando questões ligadas à comunicação como forma de mostrar novas alternativas para uma sociedade mais participativa, o foco do trabalho é política pública e a Conferência existe para que sejam implementadas políticas públicas de comunicação.

“A grande missão nossa é transformar o modelo de comunicação que temos hoje que é de interesse público em interesse privado, principalmente – em um produto que é um serviço público que o governo tem que oferecer comunicação, também, como um bem público de qualidade e gratuito”, disse Jessé Barbosa, ressaltando que a idéia é construir políticas públicas de comunicação efetivas.

“O Piauí tem avançado muito nesta área, de tal forma que começamos nosso processo de conferencia bem antes dos outros estados, com dois meses de antecedência, mas a gente conseguiu porque vínhamos com um debate e desenvolvendo muitos trabalhos neste campo”, avalia Barbosa, que também já trabalha para a formação do Conselho de Comunicação no Piauí. As discussões já aconteceram em vários municípios: Picos, São Raimundo Nonato e agora em Bom Jesus, com previsão de se alongarem a outros.

O jornalista Márcio Araújo que trabalha o tema da comunicação comunitária disse que a conferencia é um momento único atualmente no Estado onde se consegue juntar poder público, empresários e sociedade civil que produz e consomem comunicação como forma de espertar com um novo olhar para a comunicação. “A minha parte é falar para o olhar local, porque que eu tenho que falar dos EUA se eu tenho um buraco na minha rua”, as discussões segundo o jornalista são neste sentido.