Aberta 14ª Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza

A abertura da plenária final da 14ª Conferência Municipal de Fortaleza do PCdoB aconteceu na manhã deste sábado (12 de setembro) no auditório do SESC Educar. Parlamentares, dirigentes comunistas, delegados e convidados participaram do início dos debates. A presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e a homenagem à militância comunista marcaram a manhã no encontro.

Congresso PCdoB

Luis Carlos Paes, presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Fortaleza, iniciou a condução dos trabalhos ressaltando o grande números de pessoas que participaram dos encontros que antecederam a Conferência Municipal. Cerca de 1.800 pessoas, distribuídas em 81 assembleias de base, 3 plenárias e 2 coletivos, discutiram a pauta central da conferência que é os documentos para o 12º Congresso Nacional do PCdoB. “Este processo de conferência demonstra os avanços e também as debilidades que o Partido tem em Fortaleza. Avaliamos que o PCdoB construiu uma trajetória vitoriosa na nossa cidade e, esperamos ao final deste encontro, coroarmos este processo elegendo uma nova diretoria. Que ela possa dar continuidade às ações desenvolvidas pelo Partido em Fortaleza e dar passos ainda maiores”, disse Paes.

Ressaltando a importância do militante na construção de um PCdoB forte, o presidente do Comitê Estadual do Partido, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, comentou que o Partido Comunista do Brasil é o único no país a preservar e valorizar as bases em sua estrutura partidária. “Neste processo de conferência, ampliamos a discussão local e aprofundamos assuntos nacionais relevantes, não só para o PCdoB mas para toda a sociedade”, considera. Para o dirigente comunista, este é um momento de ensinamento e de reflexões. “Vivemos um processo muito rico de construção”, defende.

O deputado federal Chico Lopes falou da importância da conferência do Partido em Fortaleza e ressaltou que o PCdoB é hoje um partido de responsabilidade e compromisso com a sociedade. Já o Senador Inácio Arruda enalteceu a grande inserção que o Partido tem. “Hoje fazemos parte de um Partido amplo, presente em todos os segmentos. Este novo momento em que vivemos foi através de uma construção, história dedicação da nossa militância”, destacou. Para Inácio, o aprendizado com tantos anos de luta, fez com que o PCdoB compreendesse melhor a necessidade que o Partido tem de interagir com o povo. “Nosso programa que iremos debater esses dias é ousado. Ele alia o sonho à realidade e mostra meios concretos de abrirmos caminho para o Socialismo”. O Senador fez ainda um pedido para a militância. “Vamos lutar e nos empenhar para que, em 2010 a gente consiga eleger uma grande bancada federal em 2010”.

O Deputado Estadual Lula Morais destacou a fase de ampliação e força que vive o Partido com destaque em todo o país. “Estamos com o povo, onde sempre estivemos. Por isso, nunca morreremos”. A vereadora Eliana Gomes também destacou a importância das bases no Partido. “É lá que se constrói a luta do povo. Tenho orgulho de ser comunista, ter o compromisso de discutir a cidade e buscar melhorar a vida do povo de Fortaleza”.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, ressaltou a característica do Partido de realizar seu congresso através do processo de conferências em todo o país. Para ele, o PCdoB atravessa um período de mudanças, transformações e transições importantes. “Não precisamos ir tão longe. Se compararmos com o Partido há 5 anos, notamos a forte e acentuada mudança. Hoje, somos referência importante no cenário político brasileiro”, considera.

O comunista afirma que o crescimento do Partido, com as novas filiações, mostra o respeito que as pessoas tem ao PCdoB. “Não filiamos em troca de candidatura. Enquanto outros partidos são meras legendas para campanhas eleitorais, o PCdoB atua sempre, dia a dia, junto com a sociedade. As pessoas nos procuram com a intenção de militar”, diz Rabelo. A recente filiação do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, foi citada durante o encontro. “Fizeram leilão com ele. Ofereceram carros, candidaturas. A única coisa que oferecemos foi nosso programa, projeto e ideias”.

Sobre os materiais do 12º Congresso do PCdoB, Rabelo disse que ele é fruto de um árduo trabalho coletivo. “Os documentos não caíram do céu e não surgiram por acaso. Este material é fruto de uma inteligência coletiva”. O presidente do PCdoB destaca, dentre todos os documentos os que considera mais importante. “O Programa e os Quadros são as questões fundamentais e precisam de maior atenção. O programa define o rumo que queremos seguir, que é o Socialismo, e os quadros irão trabalhar para que ele seja implantado. Um Partido que tem rumo não se perde”.

Renato Rabelo destacou o período rico em que o PCdoB vive nesta construção do 12º Congresso e afirmou que “é fundamental a participação de cada militante neste processo. O resultado do Congresso vai ser o produto da nossa atuação”.

Ainda durante a manhã foi feita a leitura do regimento interno da Conferência e realizada uma emocionante homenagem a militância comunista em nome dos cearenses guerrilheiros do Araguaia, elaborada pelo sociólogo e comunista Luiz Carlos Antero. Durante o encontro municipal acontecerá as eleições do novo Comitê Municipal e dos delegados que participarão da 19ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará.

Leia aqui, na íntegra, a homenagem aos militantes comunistas

De Fortaleza,
Carolina Campos