Regras para eleição indireta serão editadas pela Assembleia

Da Redação – Ecos do Tocantins

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) decidiu na manhã desta sexta-feira (11) que não vai regulamentar a eleição indireta para governador e vice no Tocantins.

Portanto, cabe à Assembleia Legislativa editar as normas para a realização do pleito. Durante a sessão extraordinária, o assunto gerou divergência e os conselheiros debateram questões como a competência do Tribunal ou da Assembleia para editar as regras, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a decisão, a Corte ratifica poder aos parlamentares que já aprovaram, nessa quinta-feira (10), lei que fixa as diretrizes para a realização das eleições indiretas para o mandato-tampão. De acordo com o projeto, o pleito para o preenchimento dos cargos (governador e vice) deve ser feito pela Assembléia Legislativa em sessão pública, por meio de votação nominal e secreta, realizada apenas pelos deputados estaduais. Os candidatos deverão ser indicados pelos deputados até 48 horas antes da data da eleição. (Com informações do TRE-TO)

Extraido do site www.ecosdotocantins.com.br