Nota da UFT no Enade 2008 acompanha média nacional

Por Samuel Lima
04 de setembro de 2009
Os conceitos obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Índice Geral de Cursos (IGC), em 2008, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), são considerados positivos pela pró-reitora de Graduação, Isabel Auler Pereira.

A UFT ficou na faixa 3 (de 5) no IGC e teve, em 2008, estudantes de 20 cursos fazendo o Enade. "A avaliação é positiva e os índices divulgados nos permitem reorientar procedimentos e avaliar as políticas institucionais", diz Isabel. Ela destaca também que os índices refletem o avanço na estrutura física e operacional da Universidade.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), do total de duas mil instituições avaliadas, apenas 21 obtiveram a nota máxima (faixa 5) no IGC. "Isto é 1% do total; as instituições que ficaram na faixa 4 representam cerca de 5%, enquanto a UFT, juntamente com outras 883 instituições (ou 44% do total), ficou na faixa 3", pontua a pró-reitora.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O CPC (Conceito Preliminar do Curso), por sua vez, tem como base o Conceito Enade, o índice de desenvolvimento do aluno, além de outros quesitos como titulação do corpo docente, infra-estrutura e programa pedagógico do curso.

Enade – Entre os cursos da UFT avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado ano passado, está o de Pedagogia em Palmas, que obteve a nota máxima (5) nos Conceitos Enade e IDD, ficando na faixa 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Outro curso destacado é o de Biologia de Porto Nacional, que obteve notas 3 no Conceito Enade, 4 no Conceito IDD e ficou na faixa 4 do CPC.

Dos 20 cursos avaliados na UFT, três (Ciências Sociais em Tocantinópolis, Engenharia Florestal em Gurupi e Biologia em Araguaína) ficaram sem conceitos, por serem novos e não terem ainda estudantes concluintes, e o de Pedagogia de Tocantinópolis obteve o conceito preliminar 2. Segundo a pró-reitora Isabel Auler, os conceitos da maioria dos cursos estão dentro da média nacional.

O Enade avaliou 7.329 cursos nas áreas de matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e engenharia, além de cursos da área de tecnologia em alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, redes de computadores e saneamento ambiental. Quase 400 mil alunos fizeram a prova no ano passado (total de 382.313).

Extraido do site www.uft.edu.br