Aperipê ganha estúdios e Conferência de Comunicação é convocada

O governador Marcelo Déda entregou oficialmente na tarde desta quinta-feira, 10, os novos estúdios da Rádio Aperipê AM e FM, que integram a rede pública de comunicação de Sergipe mantida pela Fundação Aperipê (Fundap). Na ocasião, o ele também assinou o decreto convocando a 1ª Conferência Estadual de Comunicação, que será realizada no dias 5 e 6 de novembro, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

O governador Marcelo Déda, a presidente da Fundap, Indira Amaral, o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, e o deputado Ulices Andrade durante a entrega dos estúdios - Márcio Dantas / ASN

Com os novos equipamentos, é inaugurado um novo capítulo na história das tradicionais emissoras sergipanas, melhorando tecnicamente a produção do conteúdo da Rádio Aperipê. “Os investimentos que estão sendo feitos agora fazem parte do esforço do Governo de Sergipe para modernizar a Fundação Aperipê e transformá-la de fato numa emissora publica a serviço da cultura, educação e da informação para todo o povo do estado”, destacou o governador.

Com a entrega dos novos estúdios de gravação, sonorização e masterização, melhoram-se significativamente as condições de trabalho para os profissionais e abrem-se novas possibilidades para atendimento de serviços externos. Além da parte técnica, também foram realizadas intervenções na estrutura física do prédio com reforma de telhado, pintura e nova sinalização interna e externa da sede da fundação. Ao todo, foram investidos recursos próprios da Fundap da ordem de R$ 92 mil.

Resgate

A presidente da Fundap, Indira Amaral, ressaltou a importância do trabalho de resgate que vem sendo feito das emissoras estatais, além do trabalho para a valorização da cultura local. “Quem esteve aqui há pouco tempo atrás lembra perfeitamente o estado de abandono e sucateamento em que se encontravam as emissoras Aperipê. Hoje, temos uma programação que realiza cerca de 1,5 mil execuções/mês somente de artistas sergipanos, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da cadeia produtiva da música e da difusão cultural em nosso estado”, enfatizou.

Conferência de Comunicação

A Conecom é uma das etapas da I Conferência Nacional de Comunicação que acontece de 1º a 3 de dezembro. O tema nacional trabalhado será ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital’. A Conferência Nacional será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social.

“Ao realizar a etapa estadual da conferencia, Sergipe busca dar a sua contribuição qualificada para garantir que a comunicação seja exercida de forma democrática pelo conjunto da sociedade. O Governo Federal convoca o país a fazer um balanço de sua política de comunicação, pois quer um modelo capaz de cumprir seu papel social, democratizando não apenas o acesso às informações, mas também o acesso à produção delas”, salientou Déda.

Para o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, a realização das conferências, tanto estadual, quanto nacional, representam efetivamente um marco histórico, pois o país precisa refletir sobre a questão da comunicação. “A sociedade sergipana e a sociedade brasileira, como um todo, tem a contribuir nessa discussão principalmente a partir das grandes modificações na área da comunicação”, destacou Cauê.

Segundo ele, diante das modificações nas bases e marcos tecnológicos, alteração de paradigmas e, sobretudo, diante da maneira como a comunicação está organizada no Brasil hoje, há a necessidade de refletir sobre os avanços conquistados pela sociedade brasileira. “As conferências têm justamente esse papel de ‘afinar’ o pensamento da sociedade com um marco regulatório condizente com a atual realidade do país”, concluiu o secretário.