Quintanilha debate crise da Unitins em reunião com trabalhadores

Da Redação – Ecos do Tocantins (K.R.)

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) terá um encontro com a delegação de docentes e técnicos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Os trabalhadores querem analisar com o parlamentar, que vai assumir a Secretaria da Educação do Tocantins, quais encaminhamentos podem ser tomados para resolver a crise da entidade.

A portaria número 33 do Ministério da Educação (Mec), de 18 de agosto de 2009, descredencia a Unitins para a oferta de cursos a distância e reconhece exclusivamente a expedição e registro de diplomas dos acadêmicos da Unitins.

A Procuradoria Estadual entrou com recurso no Conselho Nacional da Educação (CNE) pedindo que seja revogada a decisão do Mec. A bancada tocantinense no Congresso tem atuado para buscar uma solução para a crise e garantir os direitos dos estudantes e o trabalho dos funcionários da Unitins.

Unitins
Diante da divergência de informações repassadas pelo 0800 616161 do Mec, a universidade formalizou um pedido de posicionamento oficial do Ministério com esclarecimento sobre a política de transferência que será adotada pelo Mec caso seja mantida, pelo CNE, a decisão de descredenciamento da Unitins para a oferta de cursos a distância.

No dia 18 de setembro, a Unitins apresentará recurso junto ao Conselho Nacional de Educação contra a decisão do Ministério em descredenciar a universidade e em favor das transferências facultativas, respeitando a opção do acadêmico. (Com informações da ascom da Unitins e do parlamentar)

Extraido do site www.ecosdotocantins.com.br