Goiânia terá Fundo Municipal de Esporte e Lazer

Leia abaixo opinião expressa no jornal Diário da Manhã (05/09/2009) do secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia e presidente estadual do PCdoB-GO, Luiz Carlos Orro sobre a implantação do sistema de esporte e lazer na capital goiana.

Goiânia terá Fundo Municipal de Esporte e Lazer

O 27 de agosto de 2009 ficará inscrito na história da nossa Capital como a data em que um passo decisivo foi dado para a consolidação do esporte e do lazer como direitos sociais dos goianienses. A mensagem assinada pelo prefeito Iris Rezende, perante centenas de desportistas, enviava à Câmara Municipal o projeto de lei complementar com a proposta de criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer. Traduzindo: Goiânia passará, tão logo aprovada a lei, a contar com o Conselho, o Fundo Municipal, mecanismos de incentivo aos atletas e entidades, tombamento dos campos de futebol de várzea, Conferências a cada dois anos e um Plano Decenal para o nosso setor, entre outras boas novidades. Neste ano ocorreram também outras importantes medidas institucionais, entre elas a decisão de compor o quadro próprio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o chamamento de 105 servidores concursados e a integração do Parque Mutirama como um departamento da SEMEL.
Quanta mudança a área de esporte e lazer experimenta, quanta perspectiva de avanços ainda maiores se descortina! Todas essas conquistas advém de uma importante força social, composta por atletas, técnicos e treinadores, dirigentes de federações e ligas, promotores e patrocinadores de eventos esportivos, professores das Faculdades de Educação Física e gestores públicos. Marco significativo dessa mudança estrutural deu-se em fevereiro de 2008, com a instalação do Fórum Municipal de Esporte e Lazer, que aprovou um plano de lutas e decidiu pela atuação conjunta de quase uma centena de entidades. Determinação, parceria e cooperação foram as palavras chaves que guiaram esse magnífico conjunto de vontades desde então, produzindo, através dos grupos de trabalho criados, a minuta do projeto que foi entregue ao prefeito em fins de 2008. A sensibilidade do prefeito Iris para com as causas sociais foi determinante para que o projeto de lei, após tramitar em várias Secretarias, fosse enfim apresentado à apreciação do Legislativo. Digna de nota nesse caminhar foi a dedicação da equipe da pasta de esporte e lazer, “a maior pequena equipe do mundo”, como a ela sempre nos referimos, num misto de orgulho e carinho.

Se tudo andar bem, após os debates e audiências que certamente os nobres vereadores farão, para o ano próximo poderemos ter em funcionamento o Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, com a finalidade de assegurar e efetivar o direito constitucional ao lazer e às práticas esportivas formais e não formais para todos os cidadãos e cidadãs residentes no Município, independentemente de classe social, credo, ideologia, etnia e gênero, através de ações intersetoriais e da integração e parcerias entre órgãos e entidades governamentais e privados, nacionais e até mesmo internacionais. Imaginem uma maravilhosa cidade de 1,3 milhão de habitantes, em que o atleta ou equipe poderão receber do Fundo Municipal de Esporte e Lazer recursos para aprimorar seu treinamento e até custear parcialmente viagens para competições, trazendo na volta medalhas e troféus para orgulho de nossa gente…
Essa é Goiânia de um futuro próximo, que estamos construindo agora.

*Luiz Carlos Orro é secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia e presidente estadual do PCdoB-GO.