DCE-UFPI participa de audiência pública na Câmara Municipal

A luta da entidade é para que os alunos de cursos de extensão da universidade tenham direito à meia passagem.

Meia passagem - Reprodução

Está prevista para esta terça-feira (08/09) às 15 h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para tratar dos transportes públicos da cidade, O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí, é uma das entidades de reivindicaram a audiência juntamente com o Vereador R. Silva.

Uma das principais reivindicações do DCE/UFPI será o reconhecimento para que os alunos dos cursos de extensão tenham direito à meia passagem. Durante anos anteriores o DCE – UFPI sempre emitiu carteiras de identidade estudantil aos alunos dos Cursos de Extensão de Línguas da UFPI, sendo que os alunos dos presentes cursos poderiam gozar de todos os direitos assegurados a todo estudante, inclusive a compra de passe estudantil no SETUT.

No entanto esse ano o SETUT encaminhou um ofício ao DCE-UFPI cujo teor do mesmo informava que não seria mais possível o “abatimento” de 50% (cinqüenta por cento) no preço das passagens dos transportes coletivos urbanos e rurais e das entradas nos estabelecimentos de diversões públicas aos alunos dos Cursos de Extensão de Línguas da UFPI, mesmo estes estudantes tendo sido contabilizados na última Planilha de custos que definiu o valor atual da passagem.

O DCE/UFPI entregará um documento à todos os vereadores com reivindicação de mudanças na Lei municipal, entre elas está a inclusão da nomenclatura dos cursos (extensão, pós graduação e mestrado). Para Gardiê Silveira, Coordenador de Planejamento do DCE/UFPI, “esta audiência será o marco inicial de várias mudanças na lei que dispõe sobre a meia passagem, pois a lei omite muita coisa e deixa vários estudantes sem o benefício, isso se não for adiado pela terceira vez.”