Sem categoria

Para Guido Mantega, crise já ficou para trás no Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em Londres, na sexta-feira (4), que "a crise já ficou para trás no Brasil". Em entrevista à BBC Brasil, Mantega afirmou que a economia brasileira está crescendo de 4,5% a 5%. “Já estamos num processo de franca recuperação.”

Segundo o ministro, o sucesso do país contrasta com as dificuldades enfrentadas pelas economias avançadas que começam a dar sinais de uma retomada "lenta, difícil e gradual". Para não tirar a economia global dos trilhos da recuperação, Mantega afirmou que o Brasil defende que a intervenção dos governos na economia seja mantida até que a recuperação global esteja consolidada.

“É necessário manter a ação anticíclica. Ela não deve parar, enquanto for necessário", disse Mantega, que não acredita na tese de possível recaída da economia mundial. Essa hipótese — em que a economia poderia sofrer um novo "mergulho" — é considerada possível por economistas como Nouriel Roubini, que ganhou projeção ao ser um dos poucos a prever a atual crise.

Na opinião de Mantega, a retomada vai ocorrer em ritmos diferentes e "demonstrar que os países avançados são os mais debilitados e que precisam dos emergentes puxando o crescimento". Mantega acrescentou: "Quem vai puxar o crescimento somos nós. Pode haver um ou outro país europeu que fique melindrado, aborrecido. Isso não vai impedir que o G20 se torne a instituição mais importante da economia mundial".

O ministro disse ainda que o Brasil e outros emergentes vão cobrar uma aceleração do processo de reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI). Já por pressão do grupo, a data da reforma foi antecipada de 2013 para 2011 — mas Mantega quer que já fique claro, na reunião de Pittsburgh, que o percentual de cotas sairá das mãos dos países desenvolvidos.

Da Redação, com informações da BBC Brasil