Nova jornada de lutas estudantis já começou

A mobilização para a jornada de lutas da UNE e da UBES já iniciaram no Amazonas. No dia 02.09, a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) realizou a primeira plenária, de uma série de outras que ocorrerá nas universidades, para debater o transporte coletivo, tema das mobilizações.

A atividade ocorreu após a cerimônia de posse do DCE-Fucapi, no auditório da instituição, e contou com a participação do vereador José Ricardo (PT) e do presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/AM) Erivaldo Lopes.

Centenas de estudantes marcaram presença nesta atividade que abre as mobilizações para a grande manifestação que as entidades estudantis estão convocando para o próximo dia 17.

Na ocasião, o vereador petista fez um balanço das últimas ações em torno da discussão da meia passagem na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e também apresentou os encaminhamentos que tem buscado para tentar barrar a vigência da emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman), que restringiu o acesso e o uso do benefício.

Já o representante do Corecon/AM centrou-se nos dados técnicos, segundo os quais não existem fundamentos concretos que legitime as ações do prefeito Amazonino Mendes, que até agora acatou as reivindicações dos empresários de transporte coletivo da cidade.

A presidente da UEE-AM, Maria das Neves, e o vice AM-AC-RR-RO da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, apresentaram os objetivos da jornada de luta com a pauta do transporte e fizeram um balanço das manifestações estudantis em defesa da manutenção da meia passagem.

De acordo com eles, o retorno da validação das 120 meias passagens, o pagamento dos créditos diretamente nos ônibus – sem o dano atual do enfrentamento de longas filas para adquirí-los, e o uso generalizado da integração temporal só voltarão a serem efetivamente utilizados pelos estudantes após numerosas e seguidas passeatas.

Na avaliação dos líderes estudantis, essa foi a ferramenta que fez com que tais benefícios fossem conquistados e assegurados até então.

De Manaus,
Anderson Bahia

Ouça a rádio   Fronteira Vermelha   http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm