"Dançando na Escola" leva arte para crianças em Fortaleza

Democratizar o acesso ao ensino da dança em Fortaleza é uma das propostas do Dançando na Escola.

Dança nas escolas

A partir do dia 8 de setembro a Prefeitura de Fortaleza leva para 1.600 crianças e jovens, de 5 a 12 anos de idade, de 21 escolas públicas da cidade o ensino da dança através do programa Dançando na Escola. Criado a partir de uma política pública de formação em dança, o programa é implementado pela parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, através da Vila das Artes, e de Educação e Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança).

Democratizar o acesso ao ensino da dança em Fortaleza é uma das propostas do Dançando na Escola que, além de iniciar os alunos no universo da arte através da dança, contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e participativos. O ensino gratuito da dança nas escolas possibilitará aos alunos o contato com as raízes culturais locais e a diversidade cultural no mundo contemporâneo.

“Com a convicção de que a arte tem um papel fundamental na formação do ser humano, de que a dança é um meio privilegiado de acesso a uma dimensão frequentemente excluída da educação formal – a vivência do próprio corpo – e de que o acesso à formação em dança não deve ser privilégio de uma elite, implantamos o Dançando na Escola”, esclarece Claudia Pires, coordenadora pedagógica do programa.

O ensino da dança nas escolas visa também a profissionalização, ao identificar alunos talentosos e dotados para a dança. Os alunos poderão ser encaminhados para uma formação direcionada e gratuita na Escola Pública de Dança da Vila das Artes, onde já existe um consistente programa de formação em Dança.

O Dançando na Escola é um programa inédito. Cláudia Pires esclarece que “com exceção de algumas raras iniciativas isoladas, não governamentais, a dança cênica em Fortaleza, até então, não tinha uma política pública que garantisse uma formação dessa natureza e que tornasse a dança acessível para cidadãos economicamente desfavorecidos”. Agora, as escolas municipais de Fortaleza têm um programa contínuo e qualificado do ensino da dança.

Os 25 professores selecionados foram especialmente orientados através de oficinas de alinhamento pedagógico ministradas por pesquisadores e bailarinos como Isabel Marques. Formada em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, em Londres, e doutora em educação pela USP. Marques estará de 21 a 25 de setembro, na Vila das Artes, realizando o I Seminário de Alinhamento Pedagógico, direcionado aos professores do Dançando na Escola.

A intenção da Prefeitura é, gradativamente, implantar em todas as escolas municipais da cidade o ensino da dança. Crianças que quiserem participar podem procurar a secretaria de sua escola.

Confira as escolas que recebem o programa Dançando na Escola em setembro:

Emeif Professora. Josefina Parente de Araújo, Emeif Ernesto Gurgel, Emeif Ismael Por Deus, CIES Maria de Lourdes, Emeif José Batista de Oliveira, Emeif Raimundo Moreira Sena, Emeif Dois de Dezembro, Emeif Odilon Braveza, Emeif Mozart Pinto, Emeif Professor José Rebouças Macambira, Escola Padrão Luxou, Emeif Godofredo de Castro Filho, Emeif Hilberto Silva, Emeif Reitor Antônio Martins Filho, Emeif Gabriel Cavalcante, Emeif Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Emeif João Paulo Segundo, Emeif Demócrito Rocha, Escola Figueiras Lima, Escola Nossa Senhora de Fátima e Escola Aldaci Barbosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vila das Artes