2° Encontro Estadual da CTB/PE reforça unidade dos trabalhadores

A abertura do 2° Encontro Estadual da CTB/PE, na sexta feira (28), foi marcada pelo prestigio a entidade fortificando o conceito do tema principal, “Unidade para enfrentar a crise”. Houve grande participação de representantes de movimentos sociais e feministas, A União Brasileira de Mulheres (UBM) acompanhou o lançamento da revista “A Mulher no mundo do Trabalho”, editada pela CTB Nacional.

Um importante debate foi gerado sobre o projeto alternativo para o campo, onde estiveram presentes o diretor da FETAP, José Rodrigues, o secretário de defesa do Meio Ambiente da CTB/PE e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pombos, João Ronda, o doutor em economia e professor da UFPE, Tales Vital e Aldemira Evangelista que faz parte do conselho da mulher de Petrolina e da base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

Os outros tópicos que foram discutidos na reunião foram: a redução da jornada de trabalho, a luta pelo emprego, defesa da Conferencia Nacional das Classes Trabalhadoras (CONCLATE), os desafios enfrentados pelos trabalhadores na atual conjuntura e a construção do socialismo. Neste momento de acréscimo de idéias, o encontro da Central foi prestigiado pela presença do deputado estadual, Luciano Moura (PCdoB), a deputada federal, Ana Arraes (PSB), Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Recife, José Bertotti, da direção do Dieese, Jaqueline, o secretário Geral da Central Única dos Trabalhador-CUT, Paulo Rocha, o Secretario de Comunicação do SINTEPE, Zélito Passavante e o dirigente da CTB, Joílson Cardoso.

No encontro também foi realizada a eleição da nova direção da CTB, em Pernambuco. Entre a nova diretoria foram eleitos: a presidente, Margarida Maria dos Santos, vice-presidente, Manoel F. do Espírito Santo, na secretaria geral, João Batista da Silva, secretaria geral adjunta, Moacir Paulino Silveira.

“Este encontro marca a unidade na luta dos trabalhadores pernambucanos, porque a nossa Central com menos de dois anos de idade já realiza seu segundo encontro com ampla participação dos sindicatos. Os debates contribuíram para o desenvolvimento da CTB em Pernambuco, foi possível perceber o reconhecimento do nosso Estado e do Brasil”, comentou a secretária de formação e cultura da CTB/PE, Valéria Silva.

Do Recife,
Elaine de Paula.