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Estudantes de medicina treinam como dar más notícias

A maioria dos médicos tem dificuldades para dar más notícias aos pacientes. Estudos indicam que isso acontece por contrariar o principal motivador do trabalho deles, que é o de salvar vidas. No Montefiore Medical Center, no Bronx, em Nova York, estudantes de medicina treinam com atores como cumprir bem este papel, quando necessário.

Segundo o médico Sean O’Mahony, eles aprendem técnicas, como a de identificar quem recebe melhor uma notícia ruim e quem tem o perfil de sofrer em silêncio. Em uma das aulas, com a atriz Susan Telcher, os alunos precisavam dar a notícia de uma mamografia com indícios de câncer de mama. Cada aluno teve dez minutos com a paciente, enquanto era observado por um professor.

Nem todos os estudantes desempenham bem a função. Muitos usam jargões técnicos demais para explicar a doença. Com frequência, eles justificam o desempenho ruim, dizendo que se fosse realidade agiriam diferente. Mas o professor Charles Schwartz discorda. Para ele, os alunos devem dizer a palavra câncer assim que tiverem a oportunidade.

Comunicar o paciente de maneira franca sobre uma doença terminal ou um tratamento delicado vai permitir que ele se concentre em melhorar sua qualidade de vida. “É preciso ajudar o paciente a lidar com os fatos e fazer o que é preciso”, completa Schwartz.

O desafio é separar as emoções e ao mesmo tempo dar confiança ao paciente. “É difícil dar a má notícia. Você precisa manter certa distância do paciente para poder falar da doença e das opções de tratamento”, avalia a estudante Shwetha Iyer, que participou do treinamento.

Responder sobre o custo do atendimento médico também faz parte do teste. “Eu não esperava que a questão financeira fosse a maior preocupação dela”, conta o estudante David de Gijsel, que ficou satisfeito com o exercício. “Felizmente dar este tipo de notícia não é tão frequente. Uma atividade prática como esta ajuda a preparar melhor”, completa.

Fonte: The New York Times